Um Missionário Redentorista veterano está experimentando uma situação especial na Arquidiocese de Grouard-McLennan, no norte de Alberta, Canadá.
Nomeado como coadjutor da arquidiocese, o Arcebispo Charles Duval, C.Ss.R., está vivendo uma fase de grande aprendizado no seu novo trabalho junto ao atual Arcebispo Gérard Pettipas, antes de assumir a arquidiocese como arcebispo titular nos próximos meses.
Vida dedicada à missão
Ordenado sacerdote em 1993, Charles Duval, de 60 anos, foi sagrado bispo em 14 de maio como coadjutor, uma vez que o arcebispo Pettipas completará 75 anos em 6 de setembro, idade em que o direito canônico decreta que os bispos apresentem sua renúncia ao Papa.
Charles Duval havia chegado na arquidiocese como pastor da Igreja de São José em Grande Prairie (Pradarias), e agora recebe orientações, informações e insights valiosos do homem que dirige este bispado há mais de 18 anos.
"Nunca pensei em me tornar bispo, então estou aprendendo e descobrindo todas as responsabilidades", disse Duval, completando "Sou grato por ser o coadjutor do arcebispo Pettipas porque ele está me colocando ao par de todas as funções e situações desde quando se tornou arcebispo".
A partir de sua nomeação em fevereiro, o arcebispo eleito já começou a visitar algumas das 57 paróquias e áreas missionárias que compõem a arquidiocese, uma área de mais 223,5 mil quilômetros quadrados, onde mais de 49 mil católicos constituem o seu rebanho.
Aqui é importante recordar que o Canadá é um dos maiores países do mundo em extensão geográfica, com mais de 9,9 milhões de km², mas com uma população reduzida, perto de 42 milhões de pessoas, menos de ¼ da população brasileira.
No país, o número de católicos corresponde a 44% da população. O que preocupa é que quase 24% da população canadense se declara sem religião. A Igreja se organiza em 18 Províncias Eclesiásticas e 52 dioceses, contando também com outras sedes de igrejas independentes.
Um passo importante do aprendizado do novo arcebispo é o de fazer a transferência e tomada de posse de padres em suas novas paróquias a partir de algumas ordenações de novos sacerdotes.
Vocação missionária e opções pastorais
Dom Charles Duval se juntou aos Missionários Redentoristas com 21 anos, em 1985, escolhendo a vocação ao sacerdócio porque desejava aproximar mais as pessoas de Deus. Ele completou a formação que recebeu durante o seu ano de noviciado no convento de Saint-Anne-de-Beaupré, onde está o grande santuário atendido pelos Redentoristas.
Para ele, a imitação das virtudes de alguns santos da Igreja é a base de sua vocação e de seu ministério: "São José é um santo importante na minha vida porque era o santo preferido de minha mãe", disse Duval. "Especialmente os homens de nossa família foram encorajados a seguir o exemplo de São José - um homem humilde e orante”, completou.
Ele também fala do fundador e dos santos da Congregação Redentorista: "Santo Afonso e os santos redentoristas tiveram uma grande influência sobre mim e sobre minha vocação, e ainda clamo por eles todas às vezes que deles tenho necessidade”, continuou o arcebispo.
"Quando estou com alguma grande necessidade, penso em São Clemente Maria Hofbauer, que ia ao tabernáculo, batia na porta e dizia: 'Senhor, preciso de pão para meus órfãos'. “Essa é uma imagem muito forte para mim. Eu ainda faço isso: vou ao tabernáculo e oro por maiores necessidades."
Dom Charles Duval afirmou que um dos pontos fortes que ele traz para sua nova função é conectar-se com os jovens católicos. Seu currículo apoia essa convicção, pois dirigiu a Equipe Missionária Juvenil Redentorista entre 1998 e 2000 e também a Pastoral Juvenil e Vocacional Redentorista de 2002 a 2008. "Eu amo a juventude", disse Charles Duval.
"Às vezes, as pessoas se sentem desconfortáveis com os adolescentes, mas eu adoro estar com adolescentes e jovens para responder às suas perguntas e conversar com eles. Nós os vemos como importantes para a Igreja de amanhã, mas eles são importantes em nossa Igreja hoje no papel que podem assumir. Espero poder convidar rapazes e moças para o sacerdócio ou para a vida religiosa, e querer servir a Cristo de diferentes maneiras na sociedade, de acordo com seus talentos".
Com décadas de experiência pastoral, Dom Charles Duval atuou como superior local e pároco da Paróquia Maria, Estrela do Mar, na Diocese de Bathurst (2008-2011) e Vice-Reitor para o Ministério Pastoral no Santuário de Saint-Anne-de-Beaupré (2011-2015), desempenhando também papéis de liderança entre os redentoristas, nomeado membro do Secretariado Geral Redentorista para a Formação em Roma, Superior Provincial da Província de Saint-Anne-de-Beaupré (2015-2019) e depois Superior Provincial da recém-unificada Província do Canadá (2019-2023).
Amundson, redator da equipe do The Catolic Register
.:: Redentoristas no Canadá desenvolvem ação missionária junto aos povos indígenas ::.
Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Fundações Redentoristas na América do Norte e Antilhas
Padre Passerat foi o grande responsável pela expansão da Congregação Redentorista pelo mundo. Saiba mais!
Vem aí a 56ª Semana Vocacional: de 03 a 10 de agosto, no Santuário Nacional
A 56ª Semana Vocacional será realizada entre os dias 03 e 10 de agosto, no Santuário Nacional, com o tema: “Eis-me aqui, envia-me!”
Diácono Redentorista será ordenado padre em Munhoz (MG)
O Missionário Redentorista iniciou sua trajetória vocacional após conhecer a história de São Geraldo Majella e a missão de anunciar a Copiosa Redenção aos mais pobres. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.