A Assembleia da Federação “Beata Maria Celeste Crostarosa”, das monjas da Ordem do Santíssimo Redentor, foi encerrada no último sábado (10), no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP).
O encontro, que reuniu irmãs redentoristas da Europa, África e América Latina, teve o objetivo de manter uma maior unidade e um cuidado com todos os mosteiros federados. Foram abordados temas de grande importância para as monjas redentoristas, como o contexto da vida religiosa nos dias de hoje, a importância de expressar o carisma da Beata fundadora e a “saúde” da federação em todos os seus aspectos.
A assembleia contou com a participação de 27 monjas redentoristas, incluindo a Madre Federal Ir. Imma Di Stefano, O.Ss.R., do Mosteiro de Scala, na Itália. Entre os missionários redentoristas, participaram o assistente da federação, Pe. Piotr Chyla, C.Ss.R., o Superior Geral da Congregação Redentorista Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., e os intérpretes Pe. Patrice Nyanda, C.Ss.R., Vice-Provincial da África Ocidental, e Pe. Jefferson Nunes, C.Ss.R., da Província de Brasília.

Segundo o Pe. Jefferson, as decisões tomadas durante o encontro foram focadas no âmbito vocacional. Os destaques foram as propostas de desenvolver um tema anual para os mosteiros — com a comunidade monástica podendo optar em seguir ou não — e a oportunidade de formação na Itália para as jovens professas que terminaram a etapa do Noviciado.
Ainda de acordo com o padre brasileiro, foi decidido que os mosteiros continuarão tendo encontros remotos, por região linguística ou até mesmo por nacionalidade, de modo a ter uma maior união entre as unidades.
Outra decisão — tomada com acompanhamento da Santa Sé — diz respeito à América Latina, que passará a contar com apenas três mosteiros: um no Brasil, um na Venezuela e um no México. Os mosteiros de Bulga, na Colômbia, e de Chulucanas, no Peru, serão fechados e as irmãs desses mosteiros serão reintegradas.
Além da junção entre os mosteiros, a América Latina comportará uma casa de formação para as noviças angolanas. Segundo o Pe. Jefferson, a formação das noviças será realizada no Brasil, visando maior vitalidade para a Ordem do Santíssimo Redentor.
Nesta terça-feira, dia 13 de maio, a Ordem do Santíssimo Redentor completa seu 294º aniversário de fundação. A fundadora, Beata Maria Celeste Crostarosa, é a grande inspiradora do carisma das monjas redentoristas. À época da criação da ordem, Maria Celeste contou com a colaboração do amigo Afonso Maria de Ligório, que no ano seguinte, em 1732, fundaria o Instituto do Santíssimo Redentor — posteriormente Congregação do Santíssimo Redentor.
A Federação “Beata Maria Celeste Crostarosa” foi a segunda da ordem a ser fundada, no ano de 2022, e conta atualmente com 21 mosteiros espalhados pela Ásia, África, América Latina e Europa.
.:: A amizade de duas monjas redentoristas com o Papa Leão XIV ::.
Fonte: Pe. Jefferson Nunes, C.Ss.R.
Santas Missões em Quixaba (BA) alcançam fase da perseverança
Leigos e jovens se uniram em 18 dias de intensa evangelização, realizando visitas, celebrações e adoração ao Santíssimo Sacramento. Saiba mais!
São Geraldo Majella e o mistério da encarnação de Cristo
A preparação e a expectativa para a vinda de Cristo durante o Advento são pontos centrais da espiritualidade cristã que São Geraldo Majella vivenciou.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.