Um Capítulo Geral pode ser definido como uma assembleia representativa máxima de uma Ordem ou Instituto Religioso, por reunir membros de diversas partes do mundo para discernir caminhos, definir prioridades, planejar o futuro e eleger sua liderança.
Um Capítulo Geral se apresenta como um momento crucial de unidade, de atualização e de renovação do carisma da referida Ordem ou Instituto, com autoridade para legislar e orientar sua missão.
Com diferenças específicas de cada Instituto, um Capítulo Geral se consolida como sua instância de maior autoridade legislativa e governamental, exercendo o poder supremo. Pela escolha de delegados (vogais) de toda a congregação busca a maior representatividade possível conforme sua diversidade geográfica e cultural sendo, por isso mesmo, um sinal de unidade.
Ao se reunir, cada capítulo pode avaliar o passado mais recente do Instituto, refletir sobre o presente com suas conquistas e desafios e projetar o futuro, focando na fidelidade ao Evangelho e ao carisma do fundador, promovendo sua atualização de acordo com cada realidade onde o Instituto se faça presente. É também o capítulo que define prioridades, estabelece diretrizes para os próximos anos ou modifica normas internas, sempre respeitando as Constituições.
Por fim, e não menos importante, é o Capítulo Geral que elege o Superior Geral e os membros de seu Conselho que trabalharão unidos como equipe de liderança para um próximo período bem definido.
Com as possíveis exceções, geralmente um Capítulo, como é o caso da Congregação Redentorista, ocorre a cada seis anos, ou no espaço de tempo definido por suas Constituições.
Até hoje, nos seus quase 300 anos de história, a Congregação Redentorista já fez acontecer 26 capítulos Gerais.
Capítulos Gerais: consolidação e expansão da Congregação Redentorista
O primeiro capítulo ocorreu em 1743, apenas 11 anos após a fundação do Instituto por Santo Afonso Maria de Ligório e seus companheiros. Os capitulares se reuniram na cidadezinha de Ciorani, ao sul da Itália e, além de definirem elementos das regras aprovadas pelo Papa, também reelegeram Santo Afonso como Reitor-Mór, nome que se dava ao que hoje é chamado de Superior Geral.
Num periodo de quase 100 anos, entre 1764 a 1855, os capítulos aconteciam na casa de Pagani, periferia de Nápoles, já consolidada como a Casa Geral da Congregação, com exceção do terceiro capítulo reunido em Scifelli. Os redentoristas eleitos como Reitor-Mor eram de nacionalidade italiana, ou napolitana, uma vez que a Itália ainda não existia como país soberano.
Numa próxima fase os capítulos passaram a se reunir em Roma onde desde 1855, já existia a Casa Geral da Congregação. Foi o Papa pio IX que, como parte do processo de centralização ou romanização da Igreja, que determinou a mudança da sede da Congregação para Roma, onde também passaram a acontecer os capítulos. Nessa etapa da história a figura de Reitor-Mor é substituída pelo Superior Geral vitalício.
Uma nova etapa acontece com os capítulos gerais acontecidos a partir de 1967. Com os influxos do Concílio Vaticano II veio a necessidade de atualização das Constituições e Estatutos acontecendo a intensificação do processo de internacionalização da Congregação demonstrada pela escolha de superiores gerais não italianos, como o brasileiro Tarcísio Ariovaldo Amaral, pela realização de capítulos fora da Itália ou da Europa e pela prática de se escolher um tema motivador da caminhada para o sexênio .
O último Capítulo Geral voltou a aconteceu em Roma, entre setembro e outubro de 2022 e o tema “Missionários da Esperança nos Passos do Redentor” reflete o espírito das discussões durante o encontro capitular e como os Redentoristas desejam realizar o carisma missionário de Santo Afonso de Ligório no mundo de hoje, caracterizado por profundas reavaliações e mudanças sociais.
CAPÍTULOS GERAIS (ATÉ 2022)
SÉCULO XVIII
SÉCULO XIX
Capítulo Geral de 1854. Na ocasião, Pe. Mathias Raus, C.Ss.R., foi eleito Superior Geral da Congregação Redentorista
SÉCULO XX
Capítulo Geral de 1936. Além de mudanças nas constituições, foi o último a ocorrer antes da Segunda Grande Guerra
PÓS-VATICANO II
Último Capítulo Geral elegeu Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., como Superior Geral
Fonte: Instituto Histórico Redentorista
A obra Redentorista em Campos dos Goytacazes (RJ)
Confira a trajetória da obra redentorista em Campos dos Goytacazes desde 1923, quando os missionários encontraram um cenário de grande abandono espiritual!
Redentoristas reorganizam missão em Pirapora do Bom Jesus (SP)
Missa de instalação da Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida foi presidida por Dom Arnaldo, ocasião em que foi dada posse ao Padre Jean Carlo Cambuim. Clique e confira!
Santo Afonso e seu vínculo com a Bem-Aventurada Mãe de Deus
Seguindo o legado do fundador da Congregação Redentorista, seus filhos espirituais são chamados a se aprofundarem na devoção mariana, abordando-a todos os dias
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.