Notícias

Causa de beatificação do Padre Vítor Coelho avançará com oração do povo

Escrito por Elisangela Cavalheiro

21 JUL 2020 - 14H12 (Atualizada em 20 JUL 2021 - 10H01)

Comissão do Patrimônio Histórico da Província

A vida de santidade do Padre Vítor Coelho de Almeida está sendo analisada pelo Vaticano. As fases desse processo em vista de sua beatificação e canonização podem se estender durante anos.

Nesse tempo em que a Igreja avalia sua história, virtudes e possíveis graças alcançadas em seu nome, resta aos devotos que desejam vê-lo no altar: a oração e a divulgação de seu incansável ardor como missionário de Nossa Senhora Aparecida. 

É o que assinala o padre Anísio Tavares, C.Ss.R., que acompanha a causa como vice-postulador desde 2019. Em entrevista ao A12, ele comentou como está o processo no Vaticano e outras realidades da vida do Padre Vítor. 

Entre os inúmeros papeis que Padre Vítor desempenhou em vida, o vice-postulador comenta a sua contribuição ao levar adiante as resoluções do Concílio Vaticano II.

"Padre Vítor era um homem além de seu tempo. Participou do processo de renovação da Igreja trazida pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), sendo um grande comunicador das novidades deste grande evento pelas ondas da Rádio Aparecida. Seu carisma catequético tem muito a nos ensinar nos dias de hoje", assinala padre Anísio. 

fast_forward  Leia após a imagem, a entrevista completa. 

Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Padre Vítor Coelho em uma das fotografias mais conhecidas com a Imagem de Aparecida


Entenda mais sobre a Causa de Beatificação do Apóstolo de Aparecida com a entrevista! 

A12 - O senhor está cuidando da Causa de Beatificação do Padre Vítor Coelho de Almeida. Como se sente com essa responsabilidade e qual a sua contribuição? Além do senhor, quais outras pessoas compõem a causa do Padre Vítor?

Padre Anísio - Para mim é uma alegria imensa poder participar da Causa de Beatificação do Servo de Deus Pe. Vítor Coelho. Sempre é bom conhecer mais a fundo a vida das pessoas que viveram com ardor a vocação a ponto de viverem com fama de santidade. E quando essa pessoa é um confrade, a alegria ainda é maior.

A responsabilidade é grande, visto que a Igreja é muito criteriosa e minuciosa na pesquisa sobre a vida daqueles/as que estão para ser canonizados. São exigidos muitos documentos e uma pesquisa profunda é feita sobre os casos de graças alcançadas por intercessão do servo de Deus.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Padre Anísio Tavares colabora na causa de beatificação desde 2019

 
O primeiro vice-postulador da Causa de Beatificação de Pe. Vítor foi Pe. Júlio Brustoloni, C.Ss.R. (1998-2011). O segundo é Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R. Em maio de 2019, fui nomeado vice-postulador para somar forças com Dom Darci nos trabalhos da Causa junto ao Postulador Geral da Congregação Pe. Antonio Marrazzo, C.Ss.R.

A Irmã Pierpaula de Farias, Apóstola do Sagrado Coração, também está nesta comissão e vem trabalhando com afinco na organização dos documentos e na análise dos testemunhos de graças alcançadas por intercessão do Pe. Vítor. No Memorial Redentorista, está o Irmão José Mauro Maciel, C.Ss.R., responsável pelo acolhimento e evangelização dos romeiros que visitam o túmulo do Pe. Vítor e dos demais confrades redentoristas.

A12 - Qual o significado de uma causa de canonização?

Padre Anísio - A causa de canonização, da qual a beatificação é um estágio anterior, tem um significado muito importante para a vida da Igreja, pois trata-se de um processo por meio do qual é reconhecida a santidade da vida de uma pessoa que será apresentada oficialmente ao povo de Deus como modelo para a vivência do evangelho. Outro ponto importante é o fato de ser o povo a reconhecer a fama de santidade do candidato aos altares.

Pe. Vítor Coelho, por exemplo, foi um homem do povo. Com suas pregações sabia tocar o coração dos fiéis com palavras simples e profundas, convocando a todos para a vivência digna dos valores do evangelho, testemunhado no compromisso com a justiça e a paz.

Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Padre Vítor Coelho em missão no bairro Del Castilho no Rio, em 1954

 

A12 - Como está atualmente a causa de beatificação do Padre Vítor?

Padre Anísio - Grande parte da documentação já foi encaminhada na fase diocesana e enviada a Roma, graças ao trabalho incansável de tantas pessoas.

Para a Beatificação de Pe. Vítor Coelho de Almeida, faltam ainda a obtenção de três decretos:

1) Heroicidade das virtudes, que tem como base o processo diocesano, abrange um estudo analítico e avaliativo sobre a vida, a heroicidade das virtudes e a fama de Santidade. Com este decreto, o Servo de Deus passa a ser chamado Venerável;

2) Decreto Super Miro, que se refere ao ato de aprovação de um milagre atribuído à intercessão do Servo de Deus – que já está em análise;

3) Decreto de Beatificação, assinado pelo Papa.

Concluindo todo o trabalho, após ter passado por várias Comissões especializadas: Jurídica, Histórica, Teológica etc. que atuam na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, de acordo com as exigências de cada uma das Causas, o documento final denominado Positio, vem submetido ao estudo e avaliação do Conselho dos Cardeais e demais instâncias eclesiásticas, que fazem parte do Dicastério Romano.

Após esse estudo e avaliação, vem redigido o documento conclusivo: o “Voto do Conselho dos Cardeais”. Esse Documento é apresentado ao Papa em uma reunião específica, para sua avaliação. Após, toda essa tramitação, o Papa assina o Decreto de Beatificação de Pe. Vítor Coelho de Almeida.

Como se vê, o processo passará por várias instâncias, ficando sob a responsabilidade da Postulação Geral em Roma acompanhar e agilizar o processo junto à Congregação para as causas dos santos.

Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Padre Vítor Coelho entre os romeiros em Aparecida


A12 - O que podemos imitar da vida de santidade do Padre Vítor?

Padre Anísio - Pe. Vítor foi um Missionário Redentorista fervoroso, incansável operário na messe do Senhor. Foi um santo humano, que trilhou um caminho de conversão como todo cristão. Ele mesmo se dizia "filho da Misericórdia Divina".

Muitas são as virtudes desse santo homem que podemos colocar em prática em nossa vida. Aqui elencamos apenas algumas: o amor à Igreja, o empenho na evangelização das crianças, a dedicação incansável no anúncio missionário do evangelho e a sensibilidade para com a vida sofrida do povo.

Pe. Vítor era um homem além de seu tempo. Participou do processo de renovação da Igreja trazida pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), sendo um grande comunicador das novidades deste grande Concílio pelas ondas da Rádio AparecidaSeu carisma catequético tem muito a nos ensinar nos dias de hoje.

Por fim, lembramos que ele foi o grande propagador da devoção a Nossa Senhora Aparecida, seja pelo trabalho no Santuário e na Rádio Aparecida como também nas visitas missionárias da Imagem da Rainha e Padroeira do Brasil em inumeráveis paróquias.

Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR
Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR
Padre Vítor com sua imagem de Nossa Senhora Aparecida em gravação de programa na Rádio Aparecida


A12 - Como os devotos do Padre Vítor podem ajudar na sua causa de beatificação?

Padre Anísio - A primeira grande ajuda é rezar pela causa de beatificação de Pe. Vítor e, depois, a divulgação de sua vida e obra missionárias é importantíssima, pois vem surgindo uma nova geração que não o conhece. Também é de fundamental importância que todas as graças alcançadas pela intercessão do Servo de Deus Pe. Vítor Coelho sejam encaminhadas a nós, a fim de serem analisadas e anexadas ao processo. 

Se  você tem alguma graça alcançada em nome do querido Padre Vítor Coelho, basta encaminhar para: 

Carta: Causa do Padre Vítor Coelho - Caixa Postal 01 - CEP: 12.570-000 – Aparecida, SP

E-mail:
padrevitorcoelho@gmail.com.

Em caso de cura extraordinária, mencionar o nome e telefone do médico.

A carta deve conter nome e endereço completo e telefone para contato. Vindo a Aparecida, os romeiros podem visitar o túmulo do Pe. Vítor, que está no Memorial Redentorista, ao lado da Basílica Velha.

:: Visite o Memorial Redentorista em 360º


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...