Notícias

Começa o ano jubilar do 300º aniversário de nascimento de São Geraldo

Carta do Superior Geral marca o início das celebrações em comemoração ao tricentenário do Santo Irmão Redentorista

Escrito por Redentoristas

29 ABR 2025 - 15H08 (Atualizada em 29 ABR 2025 - 17H55)

Scala News

O Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., publicou uma carta na oportunidade da abertura do Ano Jubilar Geraldino. O tricentenário de São Geraldo Majella teve início no último sábado, dia 26 de abril de 2025, e será encerrado no dia 26 de abril de 2026.

Em sua carta, o missionário redentorista se dirige a seus confrades, bem como a toda Família Redentorista. Ele destaca que a celebração será realizada no contexto da missão redentorista:

“É essencial que todas as atividades sejam enquadradas no Ano dedicado à Missão. São Geraldo foi missionário não apenas pelo carisma da Congregação, mas porque aplicou seu próprio método de ir ao encontro das pessoas. Isso nos leva a refletir sobre o seguinte: Qual é a missão do Irmão Redentorista na Congregação hoje e por que em alguns contextos ainda nos falta a presença de um Irmão Redentorista? Além disso, devemos considerar a diminuição do número de Irmãos na Congregação, uma questão que nos desafia. Encorajo toda a Congregação a viver este momento de graça com entusiasmo, dando ênfase especial à promoção da vocação do Irmão Redentorista, especialmente nos santuários dedicados a São Geraldo”.

Confira a íntegra da carta do Superior Geral Redentorista:

UM ANO DEDICADO À MISSÃO

Por ocasião do Tricentenário de nascimento de São Geraldo

CAROS CONFRADES, FORMANDI E FAMÍLIA REDENTORISTA,

Estamos prestes a celebrar o tricentenário do nascimento de São Geraldo Majella, missionário redentorista e irmão religioso, nascido em Muro Lucano (Potenza) em 6 de abril de 1726 em uma família de poucos recursos. Alfaiate de profissão, tentou entrar para a ordem dos Capuchinhos, mas não foi aceito. No entanto, sua determinação em alcançar a santidade o levou a fugir de casa em busca de sua vocação. Apesar das rejeições iniciais, encontrou acolhimento entre os missionários redentoristas, onde professou como irmão e dedicou sua vida ao trabalho manual na comunidade. Ao longo de sua vida, suportou calúnias com mansidão e paciência. No vale do Sele, realizou um intenso trabalho apostólico em aldeias isoladas, distinguindo-se por sua caridade e dedicação. Tinha um dom especial para o acompanhamento espiritual, especialmente com as freiras que o procuravam em busca de conselhos. Sua vida foi marcada pela simplicidade, profunda oração e caridade.

Com esta carta, declaro oficialmente aberto o Ano Jubilar do Tricentenário do nascimento de São Geraldo, que começará em 26 de abril de 2025 e terminará em 26 de abril de 2026. É essencial que todas as atividades sejam enquadradas no Ano dedicado à Missão. São Geraldo foi missionário não apenas por causa do carisma da Congregação, mas porque aplicou seu próprio método de ir ao encontro das pessoas. Isso nos leva a refletir sobre o seguinte: Qual é a missão do Irmão Redentorista na Congregação hoje e por que em alguns contextos ainda nos falta a presença de um Irmão Redentorista? Além disso, devemos considerar a diminuição do número de Irmãos na Congregação, uma questão que nos desafia. Encorajo toda a Congregação a viver este momento de graça com entusiasmo, dando ênfase especial à promoção da vocação do Irmão Redentorista, especialmente nos santuários dedicados a São Geraldo.

Para celebrar este Ano Jubilar, o Governo Geral, por meio da Comissão dos Irmãos, organizará uma série de atividades, incluindo: a criação de um logotipo e de uma oração comemorativa, encontros virtuais, um encontro virtual do Superior Geral com os candidatos em formação para se tornarem Irmãos e um encontro internacional dos Irmãos Redentoristas na Itália. Também será publicado um boletim mensal sobre a vida de São Geraldo e de outros Irmãos que deixaram uma marca importante na história da Congregação. Também será criado material histórico destacando o papel dos Irmãos, com base em pesquisas nos arquivos da Congregação. Por fim, será publicada uma Communicanda sobre como viver o carisma e a vocação dos Irmãos Redentoristas.

As (Vice)Províncias, Regiões, Missões, comunidades redentoristas, Santuários e Paróquias têm plena liberdade e criatividade para explorar os diversos aspectos da vida e missão de São Geraldo. Em relação às celebrações, as possibilidades são muitas, por exemplo:

Organizar celebrações eucarísticas e novenas temáticas nas paróquias e santuários redentoristas.

Promover peregrinações a lugares ligados à devoção a São Geraldo.

Publicar livros e artigos sobre sua vida, especialmente no campo da espiritualidade redentorista, destacando também sua contribuição social.

Divulgar sua história e o significado de ser Irmão Redentorista pelas redes sociais, televisão e rádio, por meio de programas, podcasts, transmissões ao vivo e vídeos.

Promover eventos formativos como mesas redondas e simpósios, com a participação da Família Redentorista, especialmente de leigos ligados à nossa missão.

Componha novas canções em homenagem a São Geraldo.

Envolver todos os que estão no Apostolado Social Redentorista para que o conheçam e o tomem como inspiração em seu serviço à sociedade.

Tornar a figura de São Geraldo mais amplamente conhecida nas Casas de Formação Redentoristas em todas as suas etapas, destacando sua importância como Irmão Redentorista. Também incluí-lo como tema de formação permanente em nível (Vice)Provincial, Regional e de Conferência para todos os confrades.

5. É essencial que as (Vice)Províncias, Regiões, Missões e Comunidades Redentoristas compartilhem esses eventos através do portal Scala News. Dessa forma, toda a Congregação poderá se nutrir dessa riqueza espiritual e se enriquecer com a criatividade dos confrades na celebração do nosso Santo e Irmão Geraldo.

6. Caros Confrades, Formandos e nossa família redentorista, que este Jubileu do tricentenário do nascimento de São Geraldo seja um tempo de renovação para a nossa espiritualidade redentorista, bem como para o nosso zelo e ardor missionário. Ao celebrarmos o Grande Jubileu da Esperança, lembremo-nos de que, como São Geraldo, somos Missionários e Peregrinos da Esperança. Que o seu exemplo nos inspire nesta jornada, acompanhados pela nossa Mãe do Perpétuo Socorro e pelos nossos Santos, Beatos e Mártires.

Fraternalmente,

Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R.
Superior Geral

.:: Saiba como foi a celebração de abertura do Ano Jubilar Geraldino e ereção do Santuário de São Geraldo Majella em Sorocab (SP) ::.

Fonte: Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...