Por Ir. Viveiros, C.Ss.R Em Notícias Atualizada em 12 DEZ 2017 - 08H49

Como um jovem descobre que tem vocação para ser Missionário Redentorista?


O jovem descobre que tem vocação para ser Missionário Redentorista quando o jeito de ser e de viver dos redentoristas encontra eco em sua vida. Na medida em que vai conhecendo e se identificando com esse jeito, nasce em seu coração o desejo de ser missionário também. Quando percebe que o Redentorista é um homem do povo, gosta de ser próximo das pessoas, valoriza e propaga a espiritualidade mariana, a devoção a Nossa Senhora, vive e trabalha em comunidade, anuncia o evangelho de Jesus com simplicidade e alegria, cria laços de amizade e comunhão com os pobres... Se ele se identifica com esses valores, logo diz: Quero ser um desses!

O dinamismo missionário e a vivência fraterna despertam no jovem o desejo de viver essa experiência missionária. A presença simples, alegre e comprometida do missionário com as crianças, com os jovens, com as famílias, com os pequenos e feridos da sociedade, toca seu coração.


Quando o jovem entra em contato com o Secretariado Vocacional, começa um processo de acompanhamento e discernimento pessoal. Participa dos encontros e retiros vocacionais, do Curso Vocacional Redentorista via Internet e outras formas de contato. Conhece com mais profundidade o Carisma, a Espiritualidade e a Missão da Congregação. Aos poucos, vai se identificando com essa forma de viver, de servir e de amar. O “Vem e Segue-me” de Jesus vai ganhando força em seu coração e pouco a pouco, vai se convencendo que é preciso deixar tudo para ganhar tudo, como afirma Santo Afonso.

Ao sentir-se preparado para assumir com liberdade e responsabilidade o processo formativo, o jovem é convidado para participar da Convivência Vocacional e ingressar no Seminário. Daí começa a etapa da formação no Seminário, passando de etapa em etapa até realizar o seu ideal, isto é, ser um Missionário Redentorista para evangelizar os mais pobres e abandonados. É uma linda caminhada de busca e de realização da vontade de Deus na vida daquele que é chamado.

Escrito por
Irmão Viveiros (Irmão Viveiros)
Ir. Viveiros, C.Ss.R

Nasceu na cidade de Matipó (MG), mas foi criado no estado do Paraná. Desempenhou diversas atividades como Missionário Redentorista. Foi formador, trabalhou nas Missões Populares e foi também prefeito de Igreja no Santuário Nacional de Aparecida. Desde 2015, está de volta ao Serviço de Animação Vocacional da Congregação Redentorista - Província de São Paulo. É também grande incentivador do Terço dos Homens.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.