Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 01 SET 2020 - 09H56

Congregação Redentorista convida a cuidar da Casa Comum

O  mês de Setembro traz um convite à toda a Igreja: desenvolver a consciência pelo cuidado e preservação da Terra, a nossa Casa Comum.

Por isso, neste mês é celebrado o Tempo da Criação, uma iniciativa que teve origem após a publicação da encíclica do Papa Francisco Laudato si de 2015. 




Diante da preocupação global com a crise climática, o uso dos recursos do planeta e como tudo isso atinge principalmente os mais pobres, o Papa Francisco faz um apelo a todos os católicos e homens e mulheres de qualquer denominação religiosa a rezar pela criação, viver com simplicidade e proteger a Casa Comum. 

Respondendo a este apelo, os  Missionários Redentoristas por meio de uma comissão internacional prepararam o documento: "Descobrindo a Dimensão Ecológica da Espiritualidade Redentorista". Nele, apresentam reflexões que visam ajudar a compreender a ecologia integral a partir da espiritualidade redentorista. Os roteiros podem ser usados num retiro ou na reflexão pessoal.  

Leia MaisRumo a uma articulação da dimensão ecológica da espiritualidade redentoristaUma compreensão sobre o “pecado ecológico”"O presente material, que pode ser utilizado em um retiro espiritual, é um recurso que visa fortalecer o processo de integração espiritual e diálogo com as sensibilidades ecológicas atuais. Um retiro, por si só, refere-se a uma 'saída', não uma 'retirada', a um encontro entre nós e nosso Criador. Os espaços de meditação, mas sobretudo os espaços de contemplação da natureza, podem servir de 'pontes' para o encontro com Deus-Pai-Criador e com a nossa vocação de administradores e co-habitantes da nossa Casa Comum", indica o documento. 

Ao final do roteiro é apresentada uma Oração Redentorista pela Criação. A prece foi escrita para comemorar os cincos anos da Laudato si, neste ano de 2020. 

O Tempo da Criação tem início sempre no dia 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e segue até o dia 4 de outubro, Solenidade de São Francisco de Assis. 

:: Documento em inglês

:: Documento em espanhol 

ORAÇÃO PELA CRIAÇÃO 

Louvado seja você, Pai Criador! Em seu Filho Jesus Cristo, você nos redimiu, e no Espírito Santo, você nos deu a plenitude da vida. Nós somos Suas criaturas; em ti existimos e vivemos porque tu és bom.

Você nos deu esta Casa Comum para que possamos viver em harmonia com outras criaturas e nos fez administradores de sua imensa riqueza. Ajuda-nos a descobrir o valor de cada criatura, por menor que pareça, para que em cada uma delas possamos encontrar-te, e possamos reconhecer que estamos ligados não só na mesma origem, mas também no mesmo destino.

Você nos chama a continuar a presença de seu Filho, Jesus Cristo, e sua missão redentora no mundo. Abra nossos ouvidos para ouvir o clamor dos pobres e o clamor da Terra para que possamos anunciar efetivamente sua Abundante Redenção no mundo ferido. Só você pode endireitar o caminho da decadência e autodestruição que muitos de seus filhos escolheram livremente.

Você que derruba os poderosos de seus tronos e ergue os humildes, toca o coração daqueles que buscam seus próprios benefícios às custas dos pobres e da Terra, para que possam reconhecer que o mundo é um presente que o seu amor deu nós e todos podemos ter acesso às maravilhas da sua Criação.

Renunciamos a nossas ambições de ser governantes absolutos e aceitamos que somos administradores de sua multiforme graça. A todos nós concede o dom da conversão ecológica para que possamos viver verdadeiramente à tua imagem e semelhança, no amor e na fraternidade com a Criação.

Mãe e Rainha de toda a Criação, intercedei por nós. Criaturas como você, queremos alcançar e refletir a plenitude da beleza da Criação. Conceda-nos a sua Ajuda Perpétua para implementar as mudanças necessárias em nossas vidas, enquanto buscamos alcançar na plenitude dos tempos, e a capacidade de cantar com você os louvores de nosso Criador por toda a eternidade. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...