Notícias

Congregação Redentorista e seus diversos ritos

Presença de províncias de rito oriental provam que a unidade sempre é possível, em meio à diversidade

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

02 JUL 2023 - 07H00

Scala News

A Igreja Católica é formada por 24 Igrejas autônomas “sui juris”, ou, de direito próprio. Ela não se limita ao rito romano, mas forma uma comunhão de Igrejas, uma ocidental e 23 orientais. Todos os ritos presentes na Igreja Católica foram reconhecidos e legitimados pelo Concílio Vaticano IILeia MaisConheça a Paróquia Redentorista nos Estados Unidos voltada aos imigrantesBeatos Ucranianos Redentoristas: reze oração para tempos difíceis

A Igreja ocidental é a Católica Apostólica Romana. Ela é chamada “ocidental” por conta da localização geográfica de sua sede, em Roma, mas sua presença não se restringe a países do Ocidente, estando presente no mundo inteiro, com dioceses e paróquias em todos os continentes. Em sua ação apostólica e social, a Igreja Católica chega a lugares onde nem a ONU e nem o estado ainda chegaram.

As Igrejas orientais também têm membros espalhados por todo mundo. Por razões históricas, estão mais fortemente presentes nos lugares ou regiões onde surgiram. Várias igrejas orientais tem membros aqui no Brasil.

Elas possuem tradições culturais, teológicas e litúrgicas diferentes, além de estrutura e organização territorial própria, mas todas professam a mesma e única fé católica, comungando sua doutrina e mantendo-se em comunhão entre si e com a Santa Sé.

Shutterstock
Shutterstock
Igreja Católica oriental tem membros espalhados por todo o mundo


Nas sessões do Sínodo de 2023 e 2024, que tratará da sinodalidade, as Igrejas orientais terão também seus representantes em Roma, participando ativamente dos trabalhos sinodais.

Essas Igrejas são autônomas para legislar de forma independente a respeito de seu rito e de sua disciplina, mas não a respeito dos dogmas, que são universais e comuns a todas, garantindo a unidade de fé e a essência de uma única Igreja Católica, obediente ao Santo Padre, o Papa, que a todas preside na caridade.

Províncias orientais

Na Congregação Redentorista, a maioria das províncias presentes nos 82 países onde atuam os Missionários Redentoristas, são ligadas à Igreja Católica Romana. Existem, porém, algumas que são ligadas às igrejas Orientais. Confira abaixo alguns exemplos:

A Missão Redentorista do Iraque, que tem sede na capital Bagdá e que está ligada à Província São Clemente, da Europa, é parte da Igreja Católica caldeia. A cidade de Erbil, capital do Curdistão, é a sede da arquidiocese, que tem à frente Monsenhor Bashar Matti Warda, missionário redentoristaLeia MaisVocê sabia que existem Igrejas Católicas Orientais?

A Congregação liga-se à Igreja católica greco-bizantina, na Vice-Província Michalovice, localizada na Eslováquia, e que também tem uma missão em Di Varasavia, na Rússia.

Existem redentoristas ligados à Igreja maronita, por causa da Missão Redentorista do Líbano, ligada juridicamente à Província São Clemente, da Europa.

No extremo Oriente, existe a Igreja Católica Siro-Malabar, à qual liga-se a Província Liguori, da Índia. O Cardeal Varkey Vithayathil, que em 18 de dezembro de 1999 foi nomeado Arcebispo-Mor de Ernakulam-Angamaly para os cristãos de rito Siro-Malabar, era membro desta Igreja. Ele chegou a ser Presidente do Sínodo da Igreja Siro-Malabar, tendo falecido em 1 de abril de 2011.

Divulgação
Divulgação
Os mártires da fé Basílio, Nicolau, Zenão e Ivan


Na Ucrânia, país abalado pela guerra e que no passado muito sofreu com o regime comunista, temos a Província de Lyiv, com redentoristas da Igreja Greco-Católica Ucraniana. Os mártires da fé - Basílio, Nicolau, Zenão e Ivan - beatificados por João Paulo II, quando em visita à Ucrânia, no dia 27 de junho de 2001, eram membros dessa Província.

Por fim, no Canadá, devido aos muitos imigrantes ucranianos, que para lá se mudaram, existe a região de Yorktown, ligada à Província do Canadá, no oeste do Canadá e que também pertence à Igreja Greco-Católica da Ucrânia.

Num mundo que tende à separação do que é diferente, a presença de várias províncias de rito oriental no seio da Congregação é uma prova cabível de que a unidade sempre é possível, em meio à diversidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...