Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Conheça a paróquia dedicada a São Geraldo Majella na Colômbia

Escrito por Redentoristas

15 JUL 2025 - 15H52 (Atualizada em 16 JUL 2025 - 10H58)

Reprodução

Em 19 de junho de 1962, na capital colombiana, Bogotá, foi aprovada canonicamente a ereção da Paróquia de São Geraldo Majella, por vontade do Cardeal e primaz da Colômbia, Luís Concha Córdoba, e do Superior Provincial dos missionários redentoristas da época, Pe. Fermin Araguren.

Constituindo-se na quarta paróquia redentorista da capital, onde, em um lote de 27 metros de largura por 9,60 metros de comprimento, se construiu uma capela e uma casinha adjunta para a instalação dos padres e irmãos” (Crônicas da fundação que estão nos arquivos da paróquia).

No dia 8 de dezembro do mesmo ano, solenidade da Imaculada Conceição, foi inaugurada a Paróquia. O Padre Manuel Antonio Guerreiro, C.Ss.R., estava à frente como Vigário Ecônomo, sendo auxiliado pelo Padre José Restrepo López. Vinha ajudar nas missas e confissões o Padre Joaquin Sánchez, C.Ss.R.

Padre Guerrero, em sua pregação, fez uma exposição clara e empolgante sobre a vida do patrono, São Geraldo Majella.

Desta época, a comunidade era ainda composta pelo Irmão Secundino Espinosa, sacristão, ajudado por um curto período por um postulante chamado Tarcísio.

No dia 1º de janeiro de 1963, inicia-se como comunidade paroquial a implorar a infalível proteção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e de São Geraldo.

Em 16 de outubro de 1964, realizou-se oficialmente a festa patronal de São Geraldo, com a visita de muitos provinciais redentoristas.

Com muito trabalho dos missionários e benfeitores, pouco a pouco um templo maior foi construído. Paroquianos relatam que relíquias autênticas de São Geraldo foram distribuídas aos que contribuíram para a construção.

Reprodução Reprodução Celebração na Paróquia São Geraldo em Bogotá

Para difundir a devoção a São Geraldo, no templo, o padroeiro tem seu altar no lado direito, com uma bela imagem onde duas crianças estão aos seus pés.

Este altar foi abençoado em 29 de julho de 2012 pelo provincial da época, Pe. Jorge Gomez, CSsR, em celebração assistida por missionários redentoristas e fiéis.

A devoção tem seu ponto forte na celebração mensal, no dia 16, com fiéis pedindo a intercessão do santo, especialmente gestantes e crianças que recebem a bênção com o lenço de São Geraldo.

Muitos testemunhos são ouvidos, e crianças e adolescentes são frutos visíveis da intercessão do santo redentorista.

Outro destaque é a festa anual em outubro, organizada pela comunidade redentorista e paroquianos, com grande participação popular.

A comunidade redentorista atual é formada pelos padres: Pe. José Rafael Prada (superior), Pe. Leiner de Jesús Castaño (pároco), Pe. Carlos Darwin Medina (vigário) e Pe. Marcos Paulo Alves (estudante brasileiro).

Num ambiente de zelo apostólico, a comunidade vive o carisma redentorista por meio de atividades paroquiais e assistência humana e social.

Que São Geraldo continue intercedendo por seus devotos em Bogotá e por mais vocações missionárias na Colômbia e no mundo inteiro

.:: Conheça a história e vida de São Geraldo Majella ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...