Padre Achilles Desurmont nasceu em Tourcoinf, França em 23 de dezembro de 1828, vindo a falecer em Thury-em-Valois no dia 23 de julho de 1898, depois de uma vida intensa e fecunda.
Ao longo de sua vida e de sua caminhada como redentorista foi se consolidando com um escritor dedicado, sobretudo, à vida ascética e mística redentorista. Suas obras por muito tempo ajudaram na orientação de diversas gerações de religiosos e, infelizmente, hoje estão um pouco defasadas.
Vida e missão
Achilles Desurmont frequentou primeiro o colégio dos jesuítas em Brugelette, na Bélgica, e depois, em 1848, passou para o colégio teológico de Cambrai. Atraído pela vida religiosa, foi recebido na Congregação Redentorista em 1850, fazendo a profissão religiosa no ano seguinte, sendo ordenado sacerdote em 24 de setembro de 1853.
No início de sua caminhada sacerdotal como redentorista foi nomeado prefeito dos estudantes e professor de teologia, cargos que manteve por 12 anos, até 1865, quando se tornou superior da província francesa (1865-1887) por muitos anos.
.:: Saiba quem foi o 2º fundador da Congregação Redentorista ::.
Sob seus cuidados multiplicaram-se tanto o número de confrades como as novas fundações, com a congregação se espalhando pela Espanha na segunda tentativa de fundação, com novas fundações no Peru, Equador, Chile e Colômbia na América do Sul.
Por causa das dificuldades advindas da situação política da França foi forçado a transferir numerosos religiosos para a Holanda. Passadas, porém, as dificuldades na França, logo organizou novas missões e retiros como antes acontecia. Em 1887, foi-lhe confiado o trabalho de Visitador Apostólico das Irmãzinhas dos Pobres.
Aos setenta anos foi novamente nomeado Superior Provincial (1898) e, embora com a saúde debilitada, começou a trabalhar com afinco, mas como resultado da carga de trabalho sofreu um colapso total.
Obras ascéticas e místicas
Mesmo com suas múltiplas atividades administrativas e pastorais, Pe. Desurmont deu uma contribuição considerável para a literatura espiritual. O conteúdo de seus escritos chamados “Rapports de Notre Règle avec la fin de Notre Institut”, ou seja, as "Relações de nossas regras com o fim de nosso Instituto (1854), evidente pelo título voltam-se para a congregação, mas seus princípios de prática pastoral são encontrados em sua obra póstuma “La Charité sacerdotale” – “A caridade sacerdotal” (Paris 1899).
Pe. Achilles Desurmont foi o fundador da revista ascética "La Sainte Famille" (Sagrada Família) em 1875, se transformando num assíduo colaborador com seus mais de 300 artigos e textos.
Esta revista durante muitos anos ajudou a sustentar a fé e a vida ascética de muitos religiosos e leigos não apenas na França, mas também em outros países. Retiros, ensaios, meditações, orações, hinos, diálogos apologéticos, histórias de devoções e biografias de santos foram publicados em suas "Oeuvres Complètes" – “Obras completas” em 12 volumes (Paris 1906-13).
Ele era imerso no espírito ascético de Santo Afonso Ligório, e suas obras representam uma expressão e adaptação desse espírito às necessidades contemporâneas.
As muitas obras escritas que deixou podem editadas em três séries:
Numa resenha publicada na Revista francesa L’Ami du Clergé, assim sua obra “A Caridade Sacerdotal”, no tomo 1, foi comentada: “A Caridade Sacerdotal, do Padre Desurmont, é, sem comparação possível, o mais perfeito Manual de teologia pastoral que temos na França. É impossível falar uma linguagem a um só tempo mais simples e mais grandiosa, mais repleta de coisas e mais natural, mais doce e mais forte, mais clara e mais penetrante, mais cheia de unção, mais persuasiva, mais envolvente. É a linguagem dos santos; é uma efusão de amor numa onda de luz divina. É Santo Afonso em sua totalidade; e é a Santo Afonso que se deve remontar para encontrar um tal acento”. (Resenha publicada na Revista L’Ami du Clergé).
Padre Achilles Desurmont veio com seus escritos se juntar a uma miríade de escritores redentoristas que em várias partes do mundo continuam a obra do fecundo escritor Santo Afonso.
.:: Obras de Santo Afonso alcançaram mais de 70 idiomas ::.
Fonte: Instituto Histórico Redentorista
São Geraldo Majella e o Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo
A mística intimidade de São Geraldo com o Menino Jesus: das brincadeiras na infância ao milagre das chaves perdidas. Conheça essas histórias de fé e humildade
Conheça a Novena de Natal por Santo Afonso Maria de Ligório
Descubra o caminho de amor e humildade na página Novena de Natal por Santo Afonso Maria de Ligório, com navegação intuitiva e visual renovado. Confira!
Redentoristas são acolhidos pelo Papa Leão XIV no Vaticano
Santo Padre abençoou os missionários e recordou sua visita anterior a Aparecida, reforçando o compromisso da Congregação com a obra de Santo Afonso. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.