Notícias

Conheça o Arquivo Geral da Congregação Redentorista

No local acontece a catalogação e preservação das fontes históricas documentais da Congregação fundada por Santo Afonso

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

28 JUL 2025 - 06H00 (Atualizada em 28 JUL 2025 - 14H19)

Instituto Histórico Redentorista

A área da história da Congregação Redentorista ligada ao seu Governo Geral se organiza em três instituições interligadas, por cumprirem dimensões complementares de uma mesma missão: Instituto Histórico, Arquivo Geral e Biblioteca Histórica.

O Instituto Histórico, criado em 1943, por meio de duas importantes publicações – Spicilegium Storicum e Bibliotheca Historicacuida da pesquisa, da análise e da publicação de documentos e episódios relativos à história redentorista, de confrades, como também de outros pesquisadores que se debruçam sobre uma temática relacionada com a História da congregação.

A Biblioteca Histórica e o Arquivo Geral, por sua vez, recolhem e preservam a documentação que diz respeito à história e missão da congregação no mundo.

Missão histórica

O Arquivo Geral da Congregação tem a missão de recolher, preservar, organizar, catalogar e guardar toda a documentação de valor histórico da Congregação, desde os escritos de nosso fundador, Afonso Maria de Ligório, como os documentos oficiais do Governo Geral, de seus organismos e das (Vice)províncias, regiões e dos membros da Congregação; também faz o mesmo serviço em relação à documentação relacionada à Congregação ou a qualquer um de seus membros produzidos por terceiros.

Instituto Histórico Redentorista Instituto Histórico Redentorista Prédio onde estão localizados o Arquivo Geral, a Biblioteca Histórica e o Instituto Histórico da Congregação Redentorista

A organização do Arquivo Geral da Congregação começou ainda na época de seu fundador que, além de ser um profícuo escritor, muito se preocupava com a preservação de documentos importantes e com a máxima atenção aos respectivos arquivos das comunidades locais.

Podemos afirmar que a grande conquista, desde o início da Congregação (1732) foi o desenvolvimento da consciência de preservação de sua história, como forma de fundamentar e pavimentar o caminho a ser percorrido pela Congregação e pelas novas gerações de redentoristas.

Ao longo dos quase 300 anos da caminhada histórica da Congregação, sempre houve redentoristas preocupados com essa missão.

Outra tradição histórica, que precisa ser continuada e o passado de todas as nossas Unidades nos dá prova disso - é a elaboração de crônicas pelas casas e outras Frentes Apostólicas, contando o dia a dia de sua vida e missão e de episódios relevantes de sua caminhada, pois uma crônica bem escrita, com riqueza de detalhes é uma preciosa fonte de informação e de pesquisa.

Os documentos recolhidos e preservados fornecem não apenas uma preciosa fonte de compreensão dos quase 300 anos de nosso instituto religioso, como também são uma prova evidente de sua vitalidade ao longo dos tempos.

Primeiros tempos

O Arquivo Geral começou em Pagani, no século XIX, e seu primeiro arquivista foi o Pe. Giovanni Giuseppe Sabelli, que reuniu e organizou toda a documentação produzida de 1747 a 1848.

Durante muito tempo, Pagani, nos arredores de Nápoles, sediou a Casa Geral da Congregação, até que, em 1855, comprou-se a Villa Caserta, localizada no Esquilino, em Roma, para ser a Casa Geral, abrigando todos os organismos ligados ao governo Geral da Congregação.

Em 1856, o Arquivo Geral foi transferido para Roma, sendo disposto na Casa Geral da Congregação sob a direção e cuidados do Pe. Eduardo Schwindenhammer, que também foi o Secretário Pessoal do Superior Geral, Pe. Mauron.

Após a reunificação da Congregação, em 1869, grande parte do arquivo de Pagani foi transferido para Roma. A sede da Congregação em Roma facilitava sobremaneira a comunicação com as demais províncias e comunidades que estavam se espalhando pelo mundo. No início do século XIX, a Congregação se estabeleceu na América do Norte e no final deste mesmo século se instalaria também na América do Sul.

Instituto Histórico Redentorista Instituto Histórico Redentorista Arquivo Geral tem a missão de recolher, preservar, organizar, catalogar e guardar toda a documentação de valor histórico da Congregação


Depois do Pe. Schwindenhammer, atuaram como Arquivistas Gerais: Pe. Michael Ulrich em 1862; Pe. Friedrich Kuntz em 1879; Pe. Eduard Bürel em 1903; Pe. Jean Baptiste Raus em 1924; Pe. Louis Arnold em 1943; Pe. Philip Hoffmann em 1946; Pe. Maurice de Meulemeester em 1949; Pe. Andreas Sampers em 1951; Pe. Hernàn Arboleda Valencia em 1986; Pe. Raúl Campos em 2004; Pe. Edward Nocuń em 2007; Pe. Adam Owczarski em 2013 e Pe. Wagner Gonçalves em 2023.

Diversos confrades também atuaram no Arquivo Geral e, aos poucos, os documentos recolhidos nas diversas Unidades da Congregação ou disponibilizados pelo Governo Geral, são preservados e vão sendo organizados com essa classificação: documentos.

Pessoas menos entendidas talvez possam se preguntar sobre o tipo de documento que possa ser interessante para um Arquivo Geral, como o da congregação Redentorista, e a resposta é uma só: tudo interessa, livros, artigos, revistas, plantas dos edifícios e fotografias que tenham um valor histórico, por atestarem algum aspecto importante da vida e da missão da Congregação.

Durante bastante tempo tanto o Instituto Histórico como a Biblioteca Histórica e o Arquivo Geral tiveram membros estáveis em Roma, cuidado de sua documentação, recolhendo fontes históricas, cuidando de suas publicações - Spicilegium Historicum e Biblioteca Histórica - estimulando confrades das mais diferentes Unidades da Congregação a se tornarem os seus colaborados.

O Arquivo Geral, a Biblioteca e o Instituto Histórico procuram adaptar a sua missão e o seu trabalho às novas realidades do Mundo Digital, pois independentemente do avanço da tecnologia das comunicações, superando em parte os meios escritos de informação e formação cultural, a histórica precisa continuar sendo contada, preservada e estimulada no presente e para o futuro.

.:: Origem e importância do Instituto Histórico Redentorista ::.

Fonte: Instituto Histórico Redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...