Notícias

Conheça o trabalho da Congregação das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda

Religiosas contribuem com o trabalho pastoral dos Missionários Redentoristas na capital paulista

Escrito por Mário Pereira

08 MAR 2023 - 14H18 (Atualizada em 08 MAR 2023 - 14H33)

Arquivo da Congregação das Irmãs da Beata Imelda

O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, nos recorda que as mulheres, sejam elas trabalhadoras, mães, filhas, consagradas e devotas, assumem papéis fundamentais na sociedade, na Igreja e na família, sendo verdadeiros sinais de vida, doação e amor.

Um desses exemplos é o da Congregação das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda, fundada em 1917, pelo Padre Giocondo Pio Lorgna, um dominicano fervoroso, que se inspirou diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fontanelatto.

O lema carismático das religiosas é “Amar e tornar amado Jesus presente na Eucaristia”.

Arquivo da Congregação das Irmãs Dominicanas
Arquivo da Congregação das Irmãs Dominicanas
Irmãs chegaram na capital paulistana na década de 1950


As primeiras irmãs fizeram a profissão religiosa em 1922 e, vinte e quatro anos depois, em 1946, fizeram a primeira expansão missionária, com destino a Santa Cruz do Rio Pardo (SP), no Brasil.

Sem perspectiva para a formação acadêmica e religiosa das irmãs no interior paulista, em 1951 a Congregação iniciou seus trabalhos com as crianças na cidade de São Paulo. Em 1964, as irmãs se mudaram para uma casa localizada no bairro Jardim Paulistano, que mais tarde se tornou – e permanece até hoje – a Casa Provincial.

Arquivo da Congregação das Irmãs da Beata Imelda
Arquivo da Congregação das Irmãs da Beata Imelda
Irmãs com os Redentoristas Pe. Eduardo Ribeiro e Dom Geraldo de Paula


Vizinhas de bairro, as Irmãs Dominicanas da Beata Imelda conheceram o trabalho dos Missionários Redentoristas na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e lá passaram a colaborar com serviços de pastoral, como no Conselho Pastoral Paroquial, na participação em cursos de noivos, batismo, catequese, além dos grupos de jovens e nas visitas às famílias.

Uma das irmãs que vive atualmente na Casa Provincial e colabora nas atividades pastorais da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é a Irmã Sandra Pereira, que conta, no vídeo abaixo, sobre a história da Congregação e sobre a proximidade com os missionários redentoristas. Confira!

.:: Mulher e a vocação para o amor  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...