Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 19 JUN 2020 - 09H04

Coração Eucarístico de Jesus Redentor

Leia MaisCongregação Redentorista foi consagrada ao Sagrado Coração de Jesus

O mês de junho é dedicado aos louvores ao Sagrado Coração de Jesus, devoção nascida na Cruz, naquela tarde de Sexta-feira Santa, em que o Santíssimo Redentor teve o seu coração transpassado pela lança:

"E aquele que viu, dá testemunho e o seu testemunho é verdadeiro" (Jo 19, 35).

Shutterstock
Shutterstock


Séculos mais tarde, em 1673, Jesus revela o seu
Divino Coração a uma religiosa francesa, da Ordem da Visitação das Monjas de Santa Maria, que propagou essa devoção pelo mundo.

O marco inicial dessa festa com os Redentoristas se deu na arquiconfraria erigida por Leão XIII em seu pontificado (1878-1903), na Igreja São Joaquim, em Roma, confiada à Congregação do Santíssimo Redentor.

Já a festa do Coração Eucarístico de Jesus foi instituída pela autoridade apostólica de Bento XV, em 09 de novembro de 1921, data comemorativa da fundação da Congregação do Santíssimo Redentor. Por isso, os Redentoristas propagam também a devoção ao Coração Eucarístico de Jesus, uma vez que um dos pilares da Congregação é o culto à Santíssima Eucaristia.

:: Dez características do Missionário Redentorista

Coincidência ou providência, aí está uma confirmação do próprio Jesus para com a nossa Congregação, que nas atuais constituições, o colocam na centralidade de nossa tarefa pastoral e missionária de "continuar a presença de Cristo e sua missão no mundo" (Constituição 23).

Esta festa é celebrada na quinta-feira após a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (antigamente oitava do Coração de Jesus), uma vez que a Quinta-feira nos remete à Ceia Eucarística, em que o Santíssimo Redentor instituiu o sacramento de Seu Corpo e Sangue, fruto do Amor que emana de Seu Coração, a fim de perpetuar a Sua presença entre nós.

Shutterstock.
Shutterstock.
"O mistério do coração de um Deus que se comove e derrama todo o seu amor sobre a humanidade", Bento XVI.

Santo Afonso Maria de Ligório lembra que a garantia dada a nós na Eucaristia abrange tudo: "A Eucaristia contém todos os outros dons que o Senhor nos deu: a criação, a redenção, a vocação para a glória..." (cf. A Prática do Amor a Jesus Cristo, cap 2).

Sendo a Eucaristia parte da Kénosis de amor para Santo Afonso, e sendo "N'Ele copiosa a redenção" (Salmo 130, 7), ao prestarmos culto ao Coração Eucarístico de Jesus, atualizamos e reconhecemos a profundeza do amor/doação, expressa por nosso fundador:

"Deus de Amor, que nos amais sem limites, digno de um amor sem fim, dizei-me: que mais podereis inventar para vos fazerdes amado por nós? Não vos bastou dar por nós todo o sangue à força de tormentos? Depois de morrer consumido de dores sobre um madeiro destinado aos maiores criminosos, vos colocastes sob as aparências de pão, para vos fazerdes nosso alimento e, assim, unir-vos todo a cada um de nós."

Tenhamos em nós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus, como exorta o Apóstolo São Paulo (Fl 2, 5), sentimentos esses também expressos na Carta Encíclica Haurietis Aqua, de sua Santidade o Papa Pio XII, de 15 de maio de 1956: "De amor ainda maior pulsava o coração de Jesus Cristo quando da sua boca saíam palavras que inspiravam amor ardente." (Cap. III, 31), sentimentos que nos levam a assumir compromisso com a continuidade do Reino e a promoção do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.

:: A devoção dos santos e a Eucaristia

Jesus, manso, humilde,

misericordioso e missionário de coração,
tornai o nosso coração semelhante ao Vosso,
capaz de compreender e vivenciar o amor,
que emana de Seu Coração, 
até as últimas consequências,
capaz de gastar os dias em prol da redenção. 
Assim, estaremos dando testemunho verdadeiro, 
o mesmo testemunho do discípulo amado, 
Daquele que jorrou sangue e água no madeiro, 
para nos exortar que a Eucaristia que brota de Seu Coração 
é penhor de nossa vida futura, como participantes um dia, da liturgia celeste, 
pela prática do amor que a comunhão nos convida a assumir.



1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...