Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

Assembleia Capitular reúne redentoristas da América Latina e Caribe

Foto de: Pe. Inácio Medeiros

Centro de Retiros Redentorista em Atyra, Paraguai

Casa de Retiros e Encontros Marianela, em Atyra. 

Neste mês de maio, acontece na Casa de Retiros e Encontros Marianela, localizada em Atyrá, no Paraguai duas reuniões muito importantes para a Congregação Redentorista. Nos dias 3 e 4 de maio aconteceu a Assembleia da Conferência dos Redentoristas da América Latina e Caribe tratando de temas próprios de sua realidade, fazendo com que sua vida e missão tornem-se mais vivas e atuantes em nosso continente.

Entre os dias 5 e 13 de maio ocorre a Primeira Fase do XXV Capítulo Geral da Congregação. O último Capítulo Geral, realizado em Roma, no ano de 2010, decidiu-se que este importante organismo da Congregação seria realizado a partir de então em três fases. A primeira fase seria realizada no nível da Conferência, em nosso caso reunindo os representantes das três sub-conferências a saber: União dos Redentoristas do Norte da América Latina e Caribe (URNALC); União dos Redentoristas do Brasil (URB) e União dos Redentoristas do Sul da América Latina (URSAL).

A segunda fase do Capítulo Geral, também chamada de fase canônica se dará em Pataya, na Tailândia, começando no dia 31 de outubro e terminando no final do mês de novembro.

Geralmente nos Capítulos Gerais se acentua a Missão e a Espiritualidade Redentorista como alma e sustentáculo para a sua atividade pastoral. Para nós redentoristas, missão e espiritualidade estão sempre juntas, constituindo uma única realidade. Nossa missão é nossa espiritualidade, nossa espiritualidade fundamenta a nossa missão. Por esta razão a expressão latina “VITA APOSTOLICA” indica muito bem esta realidade. O artigo nº 01 das Constituições Redentoristas afirma com clareza quando diz: “A Congregação Redentorista, segue o exemplo de Cristo, por meio de sua vida apostólica, que compreende, por sua vez, a vida de especial consagração a Deus e a atividade missionária dos Redentoristas. 

Os Redentoristas são discípulos missionários de Jesus Redentor e do seu Evangelho 

Dentro deste contexto, a Assembleia da Conferência da América Latina e Caribe e a Primeira Fase do Capítulo Geral 2016 provocarão um encontro da Família Redentorista que acontecerá no domingo, dia 08 de maio, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Esta será uma ocasião especial para que se sinta a fraternidade e o dinamismo missionário da Província Redentorista que está no Paraguai, como expressão de toda a Congregação que se faz presente em 83 países do mundo.

A presença do Pe. Michael Brehl, Superior Geral da Congregação que presidirá a celebração, junto com os superiores maiores de todas as (Vice)Províncias Redentoristas de nosso continente dará um forte sentido de comunhão, ajudando a todos a experimentar que somos, de fato, um “corpo missionário”.

Pedimos a todos que acompanhem estes dois momentos significativos da Congregação Redentorista com suas preses e apoio. 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Secretaria Provincial – São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...