Notícias

Como organizar uma Semana Vocacional?

Mês vocacional é um momento oportuno para a reflexão em grupo

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

03 JUL 2023 - 10H00 (Atualizada em 11 AGO 2023 - 16H45)

No mês de agosto, a Igreja Católica celebra, de maneira especial, as vocações específicas. Muitos grupos e comunidades se reúnem para rezar pelos sacerdotes, religiosos, famílias e leigos. 

O mês vocacional é um momento oportuno para a reflexão em grupo. Cada fiel pode se aprofundar no assunto e motivar outras pessoas a conhecerem os diversos tipos de chamado.

Que tal fazer também uma Semana Vocacional em sua comunidade ou no seu grupo?

Não sabe como? A gente de dá uma forcinha. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a realizar esse momento de reflexão e partilha. 

1 - Entendendo a proposta

A Semana Vocacional é um tempo de evangelização sobre a vocação em suas várias dimensões. Pretende ser ajuda e estímulo para que todos descubram a sua vocação específica e sua maneira própria de realizar a missão na Igreja.

2 - As vocações específicas

Basicamente, o universo vocacional pode ser dividido em vocação religiosa, sacerdotal, matrimonial e leiga. Reserve um dia também para falar sobre vocação de uma forma geral, como chamado de Deus. Caso tenham mais tempo, podem abordar também a Vocação Humana e Cristã.

3 - Ambientação do local

O espaço escolhido para realizar a atividade deve ser propício para o a reflexão. Sugestão: A passagem “Vinde e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4, 19) é muito utilizada no contexto vocacional. Por isso, redes, barco, água e peixes compõem bem o cenário.

4 - Proclamação da Palavra de Deus

Leitura da Palavra. Os relatos bíblicos ajudam a compreender esse bonito processo de “chamamento”. A Bíblia revela belas histórias vocacionais. Sugerimos alguns trechos bíblicos para as determinadas vocações:

Vocação na Igreja: 1 Cor 12, 4-11 / Mc 1, 14-20
Vocação Matrimonial: Mt 19, 3-6 / Ef 5, 21-33
Vocação Sacerdotal: Jo 10, 11-16 / Hbr 5, 1-10
Vocação Religiosa: Mt 4, 18-21 / 1 Cor 12, 4-11
Vocação leiga: Mt 5, 13,16 / Ef 4, 1-13




5 - Músicas vocacionais

A música é importante para o dinamismo do momento vocacional, pois tem a função de envolver o grupo e também de promover reflexão de uma maneira lúdica.

Sugerimos alguns cânticos:

- Eis-me aqui Senhor
- A decisão é tua
- A barca
- Escutei teu chamado
- Quando chamaste
- O profeta
- Navegar (outra vez me vejo só)
- Por uma grande missão

6 - Reflexão 

Chegou a hora de partilhar ideias sobre as vocações específicas. Pensem em perguntas sobre o tema do dia. Cada um poderá expor seu pensamento com liberdade.

Dica:Editora Santuário tem entre suas publicações três livros voltados para o discernimento vocacional. Confira aqui neste link. 

Você sabia que os Missionários Redentoristas preparam há mais de 50 anos uma Semana Vocacional pela Rede Aparecida de Comunicação? 

Durante o mês de agosto, o Secretariado Vocacional Redentorista realiza a Semana Vocacional, com o apoio do Santuário Nacional de Aparecida e da Rede Aparecida de Comunicação. 

A cada ano, um tema acompanha a programação para ajudar a refletir. As reflexões trazem algumas questões ao final de cada texto, que podem ser bastante úteis na hora de conversar com o seu grupo! 

:: Acesse as reflexões e acompanhe a programação deste ano em A12.com/semanavocacional


6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...