Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Peregrinação da Capela Vocacional Redentorista chega ao fim em novembro

Na Província de São Paulo, a capela apresenta Cristo Redentor ao centro,
Santo Afonso e a Virgem do Perpétuo Socorro dos lados. 

A vivência do Ano Vocacional Redentorista teve como símbolo a Capela Vocacional, que peregrinou por todo o país convidando a população a rezar pelas vocações. No final do mês de outubro, a capela chegou à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), onde ficará até o dia 15 de novembro, véspera da Romaria Redentorista ao Santuário Nacional. O evento marcará o Encerramento do Ano Vocacional na Província paulista. 

Durante todo o ano, a equipe do Secretariado Vocacional, coordenada por padre Anísio Tavares, C.Ss.R., levou o ícone a diversas cidades que integram as dezoito comunidades da Província, começando por Araraquara em 4 de fevereiro, além de municípios mineiros que solicitaram a visita. 

 

Em entrevista ao A12, padre Anísio fez uma balanço sobre os quase dez meses de peregrinação da Capela Vocacional. Confira: 

A12 - Como foi a peregrinação da Capela Vocacional pelas comunidades da Província?

Pe. Anísio Tavares - A Capela Vocacional percorreu as 18 comunidades da Província, as quais têm contato direto com o povo, como paróquias, santuários e igrejas não paroquias. A ideia de se fazer uma peregrinação com a Capela vocacional tinha por objetivo inicial unir todas as comunidades para rezarem pelas vocações. O Convite do Governo Geral da Congregação Redentorista foi para que criássemos uma cultura vocacional, ou seja, que as comunidades se despertassem para a necessidade de promover vocações por meio da oração e do testemunho missionário. 

 

O trabalho nosso, nessas realidades, é rápido e caracteriza-se pelo despertar da comunidade para a dimensão vocacional.

(Pe. Anísio Tavares)

O balanço que fazemos é muito positivo. Nosso povo recebeu o Ano Vocacional Redentorista com muita alegria e empenho. Muitos eventos foram realizados em âmbito local e provincial, o que traz um sentimento de que a missão foi cumprida. O que precisamos, neste momento, é reforçar que o Encerramento do Ano Vocacional marca o grande envio de todos para continuar a missão vocacional com o mesmo fervor, por meio de dinâmicas sempre mais adequadas que cheguem ao coração dos jovens e de todos, despertando-nos para o chamado que o Senhor constantemente nos faz.  

A12 - A chegada a comunidades de Minas Gerais ocorreu a partir de convites especiais?  

Pe. Anísio Tavares - Sim. Além das comunidades Redentoristas de nossa Província, outras paróquias e grupos solicitaram a visita do Secretariado Vocacional para palestras e momentos orantes sobre Vocação. Os Promotores Vocacionais estiveram presentes no Sul de Minas e em São Paulo. A iniciativa dessas comunidades de convidar-nos é um sinal de que surge o interesse pelas vocações, o que é muito importante. O trabalho nosso, nessas realidades, é rápido e caracteriza-se pelo despertar da comunidade para a dimensão vocacional. Outros grupos também nos convidaram para rezar pelas vocações, como a UNESER (União dos ex-seminaristas redentoristas), JUMIRE (Juventude Missionária Redentorista) e um grupo de jovens de São José dos Campos.

 A12 – Como será o encerramento do Ano Vocacional Redentorista? 

Pe. Anísio Tavares - O Encerramento do Ano Vocacional Redentorista será no dia 16 de novembro, com uma grande Romaria Redentorista ao Santuário Nacional. A abertura ocorrerá com missa às 8h. Logo após, será feita uma procissão até o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, onde teremos a palavra do Pe. Luís Rodrigues Batista, Superior Provincial. Também nos deixará uma mensagem o Pe. Rogério Gomes, Superior Provincial eleito, que assumirá o governo da Província a partir de janeiro de 2015. Em seguida, teremos um show com a Banda Cantores de Deus e encerraremos essa grande celebração com um Momento Mariano, por volta de meio-dia.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...