Por Redação A12 Em Redentoristas

Seminário Santo Afonso recebe 2ª Assembleia Geral da Comissão Nacional dos Diáconos

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND) realizará entre os dias 18 e 21 de maio no Centro de Espiritualidade Redentorista (Seminário Santo Afonso) de Aparecida (SP), A 2ª Assembleia Geral Não Eletiva.

Anteriormente esse evento era chamado de Encontro Nacional de Formação de Diáconos e Esposas, a cada 4 anos acontece a Assembleia Geral Eletiva, a próxima será em 2019. Nos intervalos bienais acontece a Assembleia Não Eletiva, que tem como proposta a formação ou atualização.

Assembleia dos Diáconos - Fotos de: Comissão Nacional dos  DiáconosDiáconos reunidos em Assembleia em 2015 na
Capela do Seminário Santo Afonso 
Foto: Comissão Nacional dos Diáconos

 

O principal item da pauta é a leitura, votação e aprovação do novo Estatuto Nacional da CND, cujo o texto base foi aprovado pelo Conselho Consultivo da CND realizado em abril no convento Monte Alverne de São Leopoldo RS.

Os participantes da Assembleia celebrarão o Ano Marino no Santuário Nacional na manhã do dia 19. A Assembleia terá como tema ‘Vocação Diaconal na Família, Igreja Sociedade à Luz de Aparecida’ e como lema ‘Cuidai de confirmar a vocação e eleição’.

Os assessores da Assembleia serão Dom Jaime Splenger, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB e o diácono José Durán Y Durán ex-presidente da CND.

"Dom Jaime Spengler irá assessor o sub-tema da 2ª Assembleia: 'Vocação Diaconal na família' e o diácono Durán fará palestra sobre o tema do Encontro: 'O Diácono na Igreja e na Sociedade, à luz de Aparecida'", relatou o diácono José Carlos Pascoal, da assessoria de comunicação da CND.

A assembleia espera receber aproximadamente 300 diáconos.

A última assembleia aconteceu em 2015 e recordou os 50 anos da restauração do Diaconado Permanente.

Hoje, no Brasil, existem mais de três mil diáconos permanentes que colaboram com a Igreja especialmente no serviço da Palavra de Deus, no serviço da Caridade e no serviço da Liturgia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...