A palavra Conversão é uma das mais ouvidas no tempo da Quaresma. É nesta época que já começou, que a gente pode iniciar um caminho de conversão, onde temos a oportunidade de mudar de vida ou, pelo menos, algumas atitudes.
Existem dois tipos de pessoas: aquelas que passam de más a boas e aquelas que viram as costas ao bem e optam pelo mal. O primeiro grupo tem vida e alegria em Deus com sua mudança. O último morre em seu pecado.
Deus não quer que os pecadores morram, mas que vivam!
Os escribas e fariseus organizavam cerimônias pomposas, mas, em seus corações, eles carregavam uma carga de desprezo por seus irmãos e irmãs.
Amor, oração e serviço aos outros nos levam a praticar a justiça e a viver a misericórdia de Deus de forma mais eficaz.
No Evangelho, ouvimos Jesus denunciando as declarações superficiais de piedade religiosa dos fariseus. Embora, provavelmente nunca nos vestiríamos como os fariseus, quantas vezes contamos nossos rosários e nossa participação na missa como sinais de que estamos cumprindo nosso compromisso com Jesus, enquanto orgulho, preconceito e palavras amargas ainda habitam nos nossos corações? Muitas vezes, são nossas atitudes internas, mais do que nossas reações externas, que precisam ser desafiadas e modificadas.
Devemos levar a sério o apelo de Isaías à ação:
“Lave-se bem! Pare de fazer o mal! Faça da justiça o seu objetivo: ajude o oprimido, escute o apelo do órfão, defenda a viúva”.
Posso não saber quantas viúvas e órfãos estão sofrendo, mas há alguém em minha casa ou no meu local de trabalho que tenho ignorado ou evitado me importar para cuidar apenas de mim e de minhas necessidades? Existem atitudes fáceis de justificar.
Isaías clama: "Venham agora, vamos resolver as coisas, diz o Senhor". E jesus confirma: “O maior de vocês deverá ser servo. Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha, será exaltado".
Podemos então rezar:
"Ajude-me Jesus a reconhecer verdadeiramente a necessidade de sua graça e ter disposição para aceitar seus pedidos de mudança".
Que nossos corações nunca se desviem do caminho da conversão. Que este caminho quaresmal nos torne mais solidários e mais próximos do próximo, principalmente aqueles que sofrem e são esquecidos à beira das estradas da vida.
Fonte: Reflexões Redentorista para a Quaresma, traduzido e adaptado.
Rádio Redentorista em Varsóvia completa 34 anos
Rádio Maryja celebra 34 anos em Toruń com Missa solene presidida pelo Cardeal Müller, reunindo milhares de ouvintes e líderes locais. Clique e confira!
Presidente da Uneser compartilha mensagem de Natal
Jonival Côrtes compartilha uma mensagem sobre o verdadeiro espírito do Natal: nascimento, amor, fraternidade e a importância da união. Clique e confira!
São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro
Conheça a profunda devoção de São Carlos de Foucauld a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde sua consagração em 1896 até a inspiração de sua obra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.