Notícias

Dom Geraldo de Paula Souza se torna o 55º Bispo da Congregação Redentorista

Missionário Redentorista foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói-RJ

Escrito por Mário Pereira

20 DEZ 2022 - 11H51 (Atualizada em 20 DEZ 2022 - 15H24)

Thiago Leon

Já diria o ditado que "o bom filho à casa torna". Nesta terça-feira, dia 20 de dezembro de 2022, um Missionário Redentorista que iniciou sua trajetória sacerdotal há 30 anos no Santuário Nacional de Aparecida, retornou à Casa da Mãe Aparecida para uma abençoada Ordenação Episcopal.

Dom Geraldo de Paula Souza, C.Ss.R., se tornou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói-RJ. 

Leia MaisCongregação Redentorista tem um novo Bispo: Mons. Geraldo de Paula Souza

A celebração teve Dom José Francisco Resende Dias, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Niterói-RJ, como Ordenante Principal. Os co-ordenantes foram Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre-RJ, e Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo - SP.

O Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial da Unidade Redentorista de São Paulo, e o Pe. Douglas Alves Fontes, da Arquidiocese de Niterói, foram os Presbíteros Assistentes da Ordenação de Dom Geraldo.

Thiago Leon
Thiago Leon
Dom José Francisco Resende Dias, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Niterói-RJ

Os cardeais Dom Orani Tempesta e Dom Odilo Pedro Scherer participaram da Ordenação, assim como o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e outros bispos, arcebispos, padres, diáconos e leigos do Brasil.

O lema episcopal escolhido por Dom Geraldo de Paula Souza é “Como aquele que serve” (Lc, 22,27), revelando que, assim como Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, seguirá os ensinamentos de Cristo de servir aos pobres, ensinando o Evangelho e a importância do serviço.

Em sua homilia, Dom José Francisco Resende Dias celebrou a nomeação feita pelo Papa Francisco no dia 19 de outubro de 2022:

“Meu coração de bispo hoje está feliz, pois tenho a graça e alegria de ordená-lo bispo. Nesta Casa da Mãe Aparecida, que fala tanto ao seu coração e ao coração de nós brasileiros. A nossa Arquidiocese de Niterói já vivia o advento aguardando a chegada de um Bispo Auxiliar e, neste advento de 2022, essa esperança se concretiza. Agradeço o seu “sim” a Deus, agradeço de coração a Deus e ao Santo Padre Papa Francisco e ao Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro pelo presente concedido à nossa Igreja Arquidiocesana de Niterói”.

O Arcebispo Ordenante fez uma reflexão sobre o Evangelho, que trouxe a parábola do bom pastor:

“O Reino de Deus não foi feito nem para os destruidores, nem para os mantenedores. O Reino de Deus é um reino de profetas sonhadores de uma realidade humana mais ampla, do que a que simplesmente encontraram neste mundo. São esses profetas sonhadores que o Senhor espera para cuidar de suas ovelhas. Foi com eles que Jesus sonhou enquanto andava pelas estradas de Nazaré. Foi para eles que Ele sonhou um mundo novo, construído por homens transformadores da realidade. Jamais destruidores, jamais apenas mantenedores”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Ordenação Episcopal de Dom Geraldo de Paula Souza aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida


Voltando a sua palavra ao novo Bispo, Dom José Francisco agradeceu o desejo de Deus para a missão de Dom Geraldo de Paula:

“Deus lhe deu a direção e a vontade de andar, e o senhor andou e foi fiel. Hoje, solenemente, Deus arremata a obra iniciada há 61 anos. Arremata para um novo recomeço, em uma nova estrada, com uma nova missão. Com a Sagração Episcopal, o senhor recebe a plenitude do sacramento da ordem, com a missão de santificar, ensinar e governar em comunhão hierárquica com o sucessor de Pedro e demais membros do Colégio Episcopal. Essa nova missão será vivida com um novo povo. O povo de Deus da nossa querida Arquidiocese de Niterói”.

Após o propósito do eleito e os ritos da unção com o óleo do Crisma e a entrega do Evangelho, do anel episcopal, da mitra e do báculo, o Bispo Dom Geraldo de Paula Souza foi saudado pelos presentes no Santuário de Nossa Aparecida.

O Pe. Marlos Aurélio da Silva comemorou a ordenação do 55º Bispo Redentorista. O Superior Provincial reforçou que Dom Geraldo continuará sendo da Congregação, agora servindo ao povo de Deus na Arquidiocese de Niterói:

“Posso assegurar aos padres, aos leigos, a Dom José Francisco, que vocês receberam um bom presente de Natal. Dom Geraldo de Paula, conhecido por nós como Padre ‘Gegê’ é um homem de Deus, muito querido por todos nós. Alguém que vai semear bondade, que vai ser sempre muito amigo e muito próximo”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Dom Geraldo e os Presbíteros Assistentes da Ordenação, Pe. Marlos Aurélio e Pe. Douglas Fontes


Emocionado, o novo Bispo Auxiliar de Niterói agradeceu aos presentes por celebrarem este momento especial em Aparecida.

“Neste dia, que pela graça de Deus fui ordenado Bispo, quero agradecer a todos pela presença, apoio e orações, demonstrando a sua unidade para comigo, ajudando-me a me sentir fortalecido e animado para esta nova missão (...) Deus nos chama para esse serviço e eu me coloco totalmente à disposição Dele para essa missão com nosso querido Arcebispo Dom José Francisco em Niterói”.

Assista a íntegra da Ordenação Episcopal:

Sobre o novo Bispo 

Dom Geraldo de Paula Souza nasceu no dia 1 de novembro de 1961, em Assaí (PR), filho de Vicente de Paula Souza e Terezinha de Jesus Souza. Anos depois sua família passou a residir na cidade de Aparecida (SP).

Ele entrou para o Seminário Santa Teresinha em Tietê (SP) a 11 de fevereiro de 1981, para a primeira fase dos estudos seminarísticos. 

Sua Profissão Perpétua na Congregação Redentorista se deu a 19 de janeiro de 1989, no  Seminário Santo Afonso, em Aparecida.

Geraldo de Paula recebeu o Diaconato a 19 de agosto de 1990, no Jardim Oratório, em Mauá (SP), pela imposição das mãos de Dom Cláudio Hummes, então Bispo de Santo André (SP). Foi ordenado Sacerdote a 29 de agosto de 1992, no Santuário Nacional, em Aparecida, pela imposição das mãos de Dom José Carlos de Oliveira, então Bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO).

Boa parte de seu ministério sacerdotal foi dedicada à formação dos futuros missionários redentoristas no Brasil e no mundo.

Em 2019, passou a residir na Comunidade redentorista do Jardim Paulistano, atuando como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde celebrou recentemente o Jubileu pelos 70 anos da paróquia.

Mons. Geraldo tem grande habilitação na área de formação seminarística, tem livro publicado pela Editora Santuário, sendo conhecido pela sua bondade para com as pessoas, pela sua calma e pelo jeito caridoso com que trata a todos indistintamente.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...