Os fiéis que acompanham as celebrações do Santuário de Bom Jesus da Lapa, mais precisamente da Festa do Senhor Bom Jesus, certamente já notaram os famosos chapéus brancos com uma faixa verde na cabeça dos milhares de devotos.
Mas você sabe o motivo dessas cores e também do uso durante as celebrações do titular da “Igreja de Pedra e Luz”?
Leia MaisA12 faz cobertura exclusiva da Festa de Bom Jesus da Lapa na BahiaO Pe. Roque Silva Alves, C.Ss.R., Provincial da Vice-Província Redentorista da Bahia, revela que essa tradição é datada dos primórdios da romaria:
“Os romeiros tradicionalmente usavam uma veste branca, chamada de mortalha, e um chapéu branco, porque muitas caravanas eram feitas a pé. Para que eles se protegessem durante o percurso e o pessoal reconhecesse que eram romeiros do Bom Jesus, eles precisavam estar revestidos assim”.

A religiosidade popular no Nordeste é marcada por esta indumentária, com os tradicionais chapéus durante as celebrações. Em Bom Jesus da Lapa, o chapéu de palha forrado de pano branco e com uma fita verde se tornou marca registrada da própria cidade, com decorações de praças, casas e até telhado de estabelecimento comercial.
O Missionário Redentorista explica que as cores utilizadas na cidade baiana também têm seus significados:
“O chapéu é símbolo de proteção, por causa do sol quente da região. O pano branco é o símbolo da paz e a fita verde é o símbolo da esperança. Então, proteção, paz e esperança que a gente busca no Bom Jesus da Lapa”.

Pela primeira vez em solo lapense, o Portal A12 traz até o próximo domingo, dia 6, uma cobertura especial do Tríduo e da Festa do Senhor Bom Jesus. Acompanhe em A12.com/redentoristas e pelas redes sociais do A12 e dos Missionários Redentoristas.
O último dia da Novena, neste sábado (05/08), você pode acompanhar, ao vivo, pela TV Aparecida, às 19h. O canal de Nossa Senhora Aparecida também irá transmitir a Celebração de encerramento, no domingo (06/08), a partir das 17h30.
Santo Afonso e o Natal: presépio, música e espiritualidade
Fundador da Congregação Redentorista, Santo Afonso de Ligório moldou uma das mais ricas expressões do Natal cristão no século XVIII. Saiba mais!
Ex-chanceler italiano dá nome a rua do Instituto Histórico Redentorista
Conheça o contexto em que a sociedade secreta Carbonária estava inserida e as tensões políticas que levaram ao fim dos Estados Pontifícios e à unificação da Itália
Cipotânea (MG) recebe a primeira fase das Santas Missões
Redentoristas Pe. Carlos Alberto e Pe. Lucas Emanuel coordenam visitas e reuniões com lideranças para mapear a realidade local e organizar o cronograma missionário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.