Na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, às 9h, foi celebrada a Festa de Santo Afonso Maria de Ligório, no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida (SP).
A missa solene foi presidida pelo Dom Joel Portella, Bispo da Diocese de Petrópolis (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A data marca o dia em que o fundador da Congregação Redentorista faleceu, no ano de 1787.
Afonso teve uma vida longa e, ao longo de seus 90 anos, contribuiu imensamente com a Igreja Católica, por meio de suas obras e no cuidado para com os mais necessitados.
Durante a celebração, fiéis de todo o Brasil puderam testemunhar o carisma deixado por pelo santo expresso nos rostos de todos os redentoristas presentes em honra à sua memória.
Missionários Redentoristas, os filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório
Durante sua homilia, Dom Joel destacou que Santo Afonso nos ensina com sua vida a confiar na misericórdia divina:
“Ao olhar para cada santo, para cada santa, e para Santo Afonso, aos cuidados dos Missionários Redentoristas, nós somos convidados a pensar nele, colocar a nossa vista diante sua imagem, e relembrar do carinho de Deus”.
Em um segundo momento, ele também relembra algumas das várias virtudes do Santo Redentorista:
“Nós conhecemos a vida de Santo Afonso, mas é bom que no dia de hoje nos recordemos que ele foi um advogado de sucesso, que deixou a advocacia para seguir a vida religiosa, seguindo a lei da bondade. Santo Afonso tinha um carinho devocional pela Virgem Maria. Ele reitera e reforça: ‘Ame Nossa Senhora’. Uma outra característica do santo nós chamamos de ‘Preocupação com a Moral’, isso é, com as atitudes que cada cristão precisa ter para viver como discípulo de Jesus Cristo.”
Santo Afonso viveu em plenitude o Evangelho. Era um aristocrata que se fez pobre, um advogado que defendeu os simples, e um artista que compôs canções eternas como “Tu scendi dalle stelle”.
Canonizado em 1839 e proclamado Doutor da Igreja devido ao destaque de sua vida de santidade e seu conhecimento teológico.
Dom Joel Portella durante o momento da homilia
.:: O que são "Doutores da Igreja"? ::.
Que seu exemplo continue a inspirar novas gerações de leigos e missionários.
A missa foi transmitida ao vivo pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e YouTube do Santuário Nacional, contando também com cobertura pelo Facebook e Instagram dos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida.
1/16
















Você sabia que já foi divulgada a programação da Novena e Festa da Padroeira? Clique e confira!
Missionários Redentoristas unidos na missão acadêmica
Collegio Maggiore Sant’Alfonso é uma comunidade em Roma com 22 redentoristas de várias províncias, onde o estudo é visto como dimensão missionária. Saiba mais!
Imaculada Conceição: Padroeira da Congregação Redentorista
A devoção mariana da Imaculada Conceição: o modelo de santidade que inspira os Missionários Redentoristas a levar a Boa Nova a todos. Clique e confira!
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R. destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.