A igreja de Santa Cruz em Araraquara, no interior de São Paulo, realiza neste mês a festa em honra de sua titular, a Santa Cruz, em virtude da festa litúrgica que a Igreja Católica comemora no próximo dia 14 de setembro.
As festividades bastante tradicionais nesta igreja centenária, que é administrada pelos Missionários Redentoristas, lembra Cristo Jesus, que morreu na cruz, para a salvação da humanidade. Neste ano, a igreja traz o tema “Santa Cruz, luz e esperança para nossa vida!”, para marcar de forma especial as reflexões do novenário e da festa em honra da Santa Cruz.
Sob a responsabilidade dos Missionários Redentoristas, a igreja Santa Cruz, é a primeira comunidade redentorista constituída no interior de São Paulo. Essa história remonta ao dia 21 de setembro de 1920 quando chegaram os primeiros missionários para assumir o trabalho pastoral da igreja.
A festividade teve início no dia 05 de setembro, com Novena e Missa Festiva, sempre às 19h30, trazendo a cada dia um tema especial para a vivência da espiritualidade dos fiéis.
Padre Nelson Linhares, atual reitor da igreja Santa Cruz, explica que o tema da festividade quer refletir sobre o sentido da mensagem da cruz, que não deve ser entendida como “imagem de sofrimento, dor, dificuldade, tribulação, angústia. Sempre coisas muito ruins”. Isso porque a cruz se torna santa e o nosso sofrimento se torna santo “quando ele é vivido com Jesus! Porque Jesus ao assumir a cruz venceu a morte, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, ou seja, a cruz não foi um caminho de destruição de Jesus, mas um caminho de passagem para a sua ressurreição e sua vitória final”, assinala o reitor.
Para o reitor, a vitória de Cristo pertence a todos e “não podemos fazer da cruz um instrumento de destruição da nossa vida. Pelo contrário, todo sofrimento vivido com Jesus, na fé e no amor, se tornem instrumentos de crescimento e experiência de vida nova”, completa padre Nelson.
Programação:
No domingo (14), quando será comemorada a festa litúrgica, a programação tem início às 7h, com Missa Comunitária e no período da tarde, às 18h30, os fiéis são convidados a acompanhar a Missa Solene da Festa de Santa Cruz, presidida pelo bispo da Diocese de São Carlos, dom Luiz Carlos Dias, e concelebrada pelos missionários redentoristas. Durante o dia, a partir das 9h, barraquinhas tradicionais e o famoso Bolo de Pote da Santa Cruz podem ser apreciados pelos fiéis e visitantes.
Assista ao vivo: acompanhe ao vivo, as celebrações do novenário e Missa Solene no dia 14, nos canais Facebook e YouTube da igreja Santa Cruz e também a cobertura no Instagram.
História: a festa em honra da Santa Cruz está ligada à edificação das Basílicas em Jerusalém e teve sua primeira celebração no ano 335. Essas Basílicas foram construídas sobre o calvário (Gólgota) e sobre o túmulo de Jesus, lugar de sua ressurreição.
Leia mais: O que significa a Festa da Exaltação da Santa Cruz?
Revista destaca a memória da Província Nossa Senhora Aparecida
“Focus Provincialis” traz artigo enriquecedor sobre a chegada dos pioneiros alemães na cidade de Aparecida (SP)
Irmão Bento Hiebl, artista sacro da Congregação Redentorista
Irmão Bento deixou para a Congregação a herança de um missionário consagrado para a arte sacra. Saiba mais!
Dia de Finados: celebrar a ressureição daqueles que adormeceram no Cristo
Ir. Carlos José da Cunha, C.Ss.R, destaca a comemoração dos Fiéis Defuntos. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.