Por Redentoristas Em Notícias

Inovar na comunicação evangelizadora em tempos de pandemia

As Constituições Redentoristas orientam que em todas as circunstâncias se discirna o melhor modo de pregar o Evangelho (cf. Const. 8).

Para melhor anunciar o Cristo e sua mensagem em tempos de grandes mudanças, é preciso que os redentoristas inovem. Inovar difere de inventar. Inventar é ter uma ideia que ninguém teve, e colocá-la em prática. Inovar é saber integrar recursos disponíveis para evangelizar, agregando a eles um valor diferente.

Uma ideia genial sem inovação é apenas mais uma ideia. Neste tempo de pandemia, muitas pessoas inovaram adotando as lives como ferramenta de comunicação para shows, missas, eventos e palestras. Esse recurso estava dado e foi inovado.

Reprodução
Reprodução
Inovar é saber integrar recursos disponíveis para evangelizar.


Mas, além das lives pode-se inovar no conteúdo da comunicação. Nesse contexto pandêmico, as pessoas tem mais tempo e entram em contato direto com milhares de informações, que são os recursos disponibilizados pela TV, rádio, internet e jornais. Inovar na comunicação evangelizadora a partir desses recursos consiste em destacar as informações mais relevantes e agregar nelas o valor do Evangelho, objetivando criar uma realidade nova.

Apenas divulgar as informações é propagar mensagens sem inovação, repetindo conteúdo. Isso pode ser pouco eficaz para a evangelização. Mas, quando se agrega os valores do Evangelho às informações, então não há repetição, mas pode se criar uma nova realidade.

As Constituições Redentoristas inspiram a isso quando afirmam ser preciso “agir com iniciativas audazes” na obra missionária, evoluindo “sempre na forma de exercê-la” (cf. Const. 13).


Fonte: Secretariado de Evangelização e Pastoral, Província Campo Grande

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...