Em 28 de dezembro de 1897, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, então Bispo da Diocese de São Paulo, fundou a Paróquia Senhor Bom Jesus, confiando o Santuário aos cuidados de religiosos belgas da Ordem Premonstratense.
A partir de 2013, a Diocese de Jundiaí passou a administrar o Santuário, dinamizando a ação evangelizadora e o acolhimento aos romeiros.
Em abril de 2018, o Santuário de Bom Jesus passou para os cuidados dos Missionários Redentoristas.
Em entrevista ao Portal A12, Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R., primeiro reitor redentorista do Santuário, explicou que Dom Joaquim Arcoverde havia expressado desejo de que a Congregação Redentorista administrasse o Santuário de Pirapora.
Ao analisar o livro tombo do Santuário, é possível encontrar o seguinte relato:
“O Sr. Bispo ofereceu-nos, logo no começo, um belo Santuário, Bom Jesus de Pirapora; agora lá estão os premonstratenses belgas”.
A missão dos Redentoristas em Pirapora do Bom Jesus está ligada ao carisma da Congregação fundada por Santo Afonso. Desde que chegaram ao local, eles assumiram a responsabilidade do Santuário, um dos mais importantes centros de peregrinação do estado de São Paulo.
A atuação vai além da administração do Santuário e do zelo para com a imagem do Senhor Bom Jesus; eles se dedicam a acolher os milhares de romeiros que ali chegam em busca de conforto, fé e espiritualidade, oferecendo celebrações eucarísticas, confissões, e outros trabalhos pastorais.
Os Missionários Redentoristas em Pirapora do Bom Jesus trabalham para anunciar o Evangelho de forma simples e acessível, especialmente aos mais necessitados, assim como Santo Afonso pregava.
É tradição entre os romeiros que caminham até Pirapora do Bom Jesus carregar cruzes que representam graças alcançadas ou promessas feitas
Padre Heliomarcos Ferraz, C.Ss.R., fez parte da primeira comunidade redentorista em Pirapora e, de acordo com o sacerdote, há muita força de vontade por parte da população e as pessoas têm um espírito vivo, abraçando o trabalho desempenhado pela congregação na cidade.
Buscando preservar a história do Santuário, assim que os missionários assumiram a administração do Santuário, foi iniciado um processo de restauro do ambiente. Pe. Marcelo Magalhães, C.Ss.R., atual reitor, destaca que o trabalho consiste em buscar aquilo que é original, pois se tratam de verdadeiras obras de arte, pela história e pelo que representa aos fiéis.
A devoção ao Senhor na cidade se iniciou em 1725, quando a imagem de Jesus flagelado e coroado de espinhos foi encontrada nas águas do rio Tietê por pescadores, colocada inicialmente em um paiol de milho, onde um primeiro milagre teria ocorrido.
A devoção à imagem cresceu, levando à construção de uma capela e à realização da primeira festa em sua homenagem em 1730. A cidade se desenvolveu a partir desse núcleo religioso, tornando-se um importante centro de devoção ao Senhor Bom Jesus.
Confira também a programação da Novena e Festa do Senhor Bom Jesus de Pirapora 2025
28/07 – Primeiro dia da Novena
15h – Novena (Diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R.)
17h – Missa
19h – Novena (Dom Odilo Pedro Sherer)
29/07 – Segunda dia da Novena
15h – Novena (Padre Rodolfo Cavallaro)
17h – Missa
19h – Novena (Dom Orlando Brandes)
30/07 – Terceiro dia da Novena
15h – Novena (Padre Guilherme Viana)
17h – Missa
19h – Novena (Dom Geraldo de Paula)
31/07 – Quarto dia da Novena
15h – Novena (Irmão Wendel)
17h – Missa
19h – Novena (Dom Vicente Costa)
01/08 – Quinto dia da Novena
15h – Novena (Diácono Felipe e Diáconos da Região)
17h – Missa
19 – Novena (Dom Frei Carlos)
02/08 – Sexto dia da Novena
7h – Oração e bênção do Santuário seguida de procissão
15h – Novena (Padre Rodrigo Arnoso)
17h – Missa
19h – Novena
03/08 – Sétimo dia da Novena
15h – Novena (Padre Jonathan Antônio)
17h – Missa
19h – Novena (Padre Márcio Felipe)
04/08 – Oitavo dia da Novena
15h – Novena (Irmão André)
17h – Missa
19h – Novena (Padres da Região)
05/08 – Último dia da Novena
15h – Novena (Padre Caio Oliveira)
17h – Missa
19h – Novena (Padre Paulo Eduardo e Padre Lupércio)
06/08 – Festa do Senhor Bom Jesus
5h – Missa
7h – Missa
9h – Missa Solene dos 300 anos (Transmissão pela TV Aparecida)
11h – Missa
13h – Missa
15h – Missa
17h – Procissão e Missa
20h – Missa
São Geraldo Majella e o mistério da encarnação de Cristo
A preparação e a expectativa para a vinda de Cristo durante o Advento são pontos centrais da espiritualidade cristã que São Geraldo Majella vivenciou.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Padre Achilles Desurmont: Vida, Obra e Legado Redentorista
Conheça a trajetória do sacerdote francês que foi Superior da Província Francesa por 22 anos e fundador da revista "La Sainte Famille" (1875). Clique e confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.