Faleceu na manhã deste sábado, 8 de março, aos 74 anos, o missionário redentorista Ir. João Batista do Amaral, que estava residindo na Comunidade do Jardim Paulistano, em São Paulo (SP).
O velório será realizado neste domingo (9), a partir das 6h, na portaria do Convento redentorista do Santuário Nacional.
A missa de corpo presente está marcada também no domingo, às 14h, no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida (SP), e será transmitida pelo YouTube do Santuário Nacional.
Biografia
João Batista do Amaral, nasceu no dia 01 de maio de 1950, na cidade de Perdigão (MG). Seus pais chamavam-se Antônio Luiz do Amaral e Conceição Luiza do Amaral. Foi batizado, no dia 21 do mesmo mês, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, onde em 1955, recebeu o sacramento do Crisma.
Descendente de família mineira, numerosa e cumpridora das práticas religiosas, João Batista do Amaral recebeu boas instruções do catolicismo, era assíduo frequentador das missas dominicais na sua juventude.
Conheceu os Missionários Redentoristas através da Rádio Aparecida. O seu chamado foi despertado ouvindo a programação da Semana Vocacional. Enviou uma carta ao Secretariado Vocacional e iniciou o acompanhamento em 1971. Ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), em janeiro de 1972, e permaneceu até 1974, para concluir o Ensino Médio.
Após avaliar a caminhada formativa e discernir sua opção vocacional, pediu transferência para o antigo Seminário São Geraldo, no Potim (SP), para continuar a formação religiosa como candidato a Irmão, no ano de 1975, na etapa do pré-noviciado. Em 1976, fez o noviciado na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, em São Paulo (SP), e professou os Votos Religiosos temporários na Congregação do Santíssimo Redentor, no dia 2 de fevereiro de 1977, na Basílica Histórica de Aparecida.
Após a sua profissão religiosa, permaneceu na Comunidade do Jardim Paulistano, até 1985, colaborando na sacristia e auxiliando nas atividades da Secretaria da Igreja. De 1986 a 1987, residiu na Comunidade de São João da Boa Vista (SP).

Entre 1988 e 1992, morou na Comunidade do Santuário Nacional, em Aparecida (SP), e exerceu seu apostolado na Sacristia e na formação dos acólitos, com grande dinamismo e maestria. Sua Profissão Perpétua foi realizada no dia 30 de janeiro de 1986, na Paróquia do Senhor Bom Jesus, na cidade de Potim (SP).
Após esse tempo, retornou para a Comunidade Religiosa do Jardim Paulistano e permaneceu por lá entre 1993 e 1999. Dos anos de 2000 a 2002, residiu no Potim, no Seminário São Geraldo e atuou na então fábrica de velas.
De 2003 a 2006, voltou para o Santuário Nacional, exercendo seu apostolado na sacristia e no atendimento aos romeiros; de 2007 a 2008, trabalhou na Igreja Santa Cruz, em Araraquara (SP); de 2009 a 2018, compôs novamente a Comunidade do Jardim Paulistano e, em 2019, foi transferido para a Comunidade Pe. Gebardo (Convento Velho), em Aparecida, e ficou até dezembro de 2022.
Em 2023 foi residir na Comunidade Irmão Bento, em Potim, quando teve um mal súbito e foi diagnosticado com um tumor intestinal; foi enviado para São Paulo para iniciar o tratamento contra o câncer no Hospital AC Camargo, morando na Comunidade do Jardim Paulistano.
Ir. Amaral, assim conhecido e chamado pelos seus confrades, era um confrade amável, coração bondoso, de uma espiritualidade aguçada, seu jeito calmo de falar adocicava o convívio por onde passava. Homem de fé e devoto de Nossa Senhora.
Na manhã do dia 8 de março de 2025, o Santíssimo Redentor visitou a Província Nossa Senhora Aparecida e levou o Ir. João Batista do Amaral para a eternidade, onde viverá ao lado da Bem-Aventurada Virgem Maria, dos Santos, Beatos e Servos Redentoristas, contemplando a face de Deus.
Ir. Amaral teve a graça de viver 74 anos de vida e 48 anos de consagração religiosa redentorista. Ele dedicou sua vida consagrada a cuidar das igrejas e santuários, agora vai cuidar do Céu com tanto zelo, preparando para acolher seus confrades que continuam a peregrinação com a Igreja de Cristo na terra.
Que a Mãe Aparecida, possa conduzir esse nosso Confrade à felicidade plena ao lado de Deus, a quem Ir. Amaral um dia se consagrou e perseverou até o fim de sua vida, sendo testemunha e memória viva do Santíssimo Redentor.
Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e a luz perpétua o ilumine.
Descanse em paz! Amém.
Reveja o depoimento do Ir. Amaral sobre a quebra e a restauração da Imagem de Aparecida:
Fonte: Secretaria da Província Nossa Senhora Aparecida
Rádio Redentorista em Varsóvia completa 34 anos
Rádio Maryja celebra 34 anos em Toruń com Missa solene presidida pelo Cardeal Müller, reunindo milhares de ouvintes e líderes locais. Clique e confira!
Presidente da Uneser compartilha mensagem de Natal
Jonival Côrtes compartilha uma mensagem sobre o verdadeiro espírito do Natal: nascimento, amor, fraternidade e a importância da união. Clique e confira!
São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro
Conheça a profunda devoção de São Carlos de Foucauld a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde sua consagração em 1896 até a inspiração de sua obra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.