Terço das Mulheres: vivemos em família a alegria do amor!

Notícias

Santo Afonso Maria de Ligório e a Justiça Social

Missão da Congregação do Santíssimo Redentorista inspira uma fé comprometida com os mais abandonados, em sintonia com a Igreja em saída

Escrito por Natan Gomes

19 FEV 2026 - 16H51

Shutterstock

Em um contexto social onde as ações tomadas para combater a pobreza não dizem respeito à verdadeira caridade, é necessário relembrar os ensinamentos do Papa Francisco, que destacava as “Periferias Existenciais”, não estando restritas apenas a um espaço geográfico, mas presente no interior das pessoas mais necessitadas.

Nesse contexto, o Santo Padre instigava os cristãos a atuarem como “Igreja em Saída”, deixando de lado a zona de conforto e partindo em direção aos marginalizados, com o objetivo de levar a esperança de Deus a quem se sente abandonado, buscando acolher e criar laços.

Desde sua fundação, a Congregação Redentorista traz como carisma o anúncio da Copiosa Redenção aos que mais necessitam, feito por meio das Santas Missões Redentoristas e de diversas obras sociais ao redor do mundo.

Os Missionários Redentoristas são os continuadores do legado de seu pai fundador, Santo Afonso Maria de Ligório, que deixou de lado uma vida confortável como parte da elite napolitana para voltar sua atenção aos pobres e abandonados.

Santo Afonso demonstrava grande preocupação com a desigualdade social de sua época, presente até mesmo no meio religioso. Ele foi o precursor do chamado “Apostolado de Rua”, reunindo os desfavorecidos que buscavam a catequese. Essa iniciativa de grande sucesso deu origem às “Capelas Noturnas”.

Assim como as Sagradas Escrituras dizem que a mão esquerda não deve saber o que faz a direita, Santo Afonso também compartilha em sua obra “A prática do amor a Jesus Cristo”, que não se deve apenas realizar boas obras, mas temos que executá-las bem, com o único fim de agradar a Deus.

Dessa forma, ao relacionarmos o carisma redentorista e a sensibilidade pastoral proposta pelo Papa Francisco, é possível compreender que a justiça social é a expressão concreta do Evangelho.

.:: Carisma Redentorista promove a dignidade da pessoa humana ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Natan Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...