Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Missões Redentoristas aconteceram em seis paróquias de Chicago

A iniciativa não apenas reforçou os laços comunitários, mas também se tornou um testemunho vivo do tema do Jubileu 2025

Escrito por Redentoristas

27 MAI 2025 - 09H27 (Atualizada em 27 MAI 2025 - 14H32)

Scala News

Os Missionários Redentoristas de toda a Conferência Norte-Americana estiveram trabalhando juntos para liderar as missões paroquiais no Vicariato III da Arquidiocese de Chicago, nos Estados Unidos, durante as semanas que antecederam a Semana Santa.

O Padre Waldemar Latkowski, C.Ss.R., da Província de Varsóvia, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Czestochowa e da Caridade e decano do Vicariato III, coordenou esta impressionante iniciativa, intimamente ligada ao tema do Ano Jubilar 2025: “Peregrinos da Esperança”.

Pe. Waldemar destacou a forma que as missões atuam na vida das pessoas:

“As missões são momentos especiais na vida das comunidades paroquiais. Cada um de nós precisa renovar seu relacionamento com Deus”.

Ele também explicou que as missões paroquiais durante o Ano Jubilar proporcionaram a oportunidade perfeita para os fiéis renovarem esse relacionamento.

Scala News
Scala News
Bispo da Arquidiocese de Chicago, Dom José María Maldonado, durante Celebração Eucarística com a presença dos Redentoristas da Conferência Norte-Americana


Após a designação da Igreja de Nossa Senhora de Czestochowa como Igreja de Peregrinação do Jubileu 2025 na Arquidiocese de Chicago, o Pe. Waldemar preparou um programa de missão para as seis paróquias (que incluem 10 igrejas), voltado aos fiéis em suas línguas maternas — espanhol, inglês e polonês. Um ano de intensa preparação precedeu as missões.

“Delegações de cada paróquia participaram de reuniões de planejamento com líderes de cada grupo étnico e percorreram os bairros de porta em porta para convidar pessoalmente as pessoas a participar das missões”.

O Pe. Ryszard Bożek, C.Ss.R., da Província de Varsóvia, liderou a primeira missão, em polonês, no dia 30 de março. As reflexões foram projetadas para ajudar os fiéis a se aproximarem de Deus e experimentarem Sua presença na Eucaristia.

Nos dias seguintes, os participantes tiveram a oportunidade de renovar seu relacionamento com Deus por meio da confissão, refletindo sobre a esperança cristã e, finalmente, declarando seu compromisso com Jesus. Houve também um momento especial para a renovação dos votos matrimoniais e a consagração das famílias.

O Bispo José María Maldonado presidiu uma missa solene em espanhol e inglês para iniciar as missões. Entre os concelebrantes estavam vários redentoristas da Conferência Norte-Americana: o Superior Provincial, Pe. Kevin Zubel e os irmãos da Província de Denver, além de representantes da Província de Baltimore, da Província do México e dos párocos do decanato.

Em sua homilia, o Bispo Maldonado falou sobre o relacionamento único com Jesus que nos permite viver como filhos da luz e irradiar essa luz aos outros.

Ao final da liturgia, o Bispo Maldonado abençoou todos os missionários e os enviou para proclamar a missão nas paróquias do decanato.

Durante a semana, os missionários pregaram a Palavra de Deus, reuniram-se com os fiéis após a missa e incentivaram a formação de novos grupos nas paróquias para ajudar outros a renovarem seu relacionamento com Jesus. Durante os retiros, foram oferecidas diversas lembranças religiosas, mas a Cruz Missionária Redentorista foi a mais valorizada.

As missões terminaram no dia 11 de abril com uma Missa solene celebrada pelo Bispo Robert Lombardo, CFR. Posteriormente, os missionários concederam a todos uma bênção pessoal especial, enviando-os para proclamar o Evangelho em seus bairros como “Peregrinos da Esperança”, renovados em sua aliança com Jesus.

Pe. Waldemar comentou sobre sua perspectiva para a fase da perseverança:

“Para cada um de nós, este foi um momento para descobrir Deus e Sua obra em nossos corações; um tempo de gratidão pelo bem que vemos e pelo bem que esperamos ver; e um tempo para experimentar o amor com o qual Deus nos envolve e nos preenche. Espero que os frutos das missões sejam visíveis por muito tempo”.

De acordo com Pe. Zubel, as missões despertaram um sentimento de união:

“Não foi apenas uma experiência nova para os fiéis de Cicero e Berwyn, Illinois, mas esta missão proporcionou a oportunidade de vivenciar a colaboração em torno de um projeto comum. Fizemos anotações detalhadas sobre o que fazer no futuro para enriquecer a experiência tanto para os fiéis quanto para os irmãos”.

Foi notada a grande necessidade e o desejo por uma pregação extraordinária e pelo Sacramento da Reconciliação oferecido no espírito redentorista.

Scala News
Scala News
Missionários Redentoristas com a Cruz Missionária em frente ao altar


Os bispos locais ficaram impressionados com a resposta, e um deles imediatamente perguntou se os redentoristas poderiam ir ao seu Vicariato. Alguns dos irmãos que participaram comentaram que a missão lhes pareceu um sinal inspirador de esperança enquanto avançamos rumo à unificação.

Fonte: Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...