Notícias

Morre aos 58 anos o padre Hélcio Vicente Testa, C.Ss.R.

O Missionário Redentorista foi ecônomo do Santuário Nacional e também Diretor da Editora Santuário

Escrito por Redentoristas

18 SET 2022 - 20H28 (Atualizada em 19 SET 2022 - 12H18)

Divulgação

Leia MaisReze a oração de Santo Afonso para pedir os dons do Espírito Santo Por que buscar uma vida de oração?Faleceu neste domingo, 18 de setembro, no Hospital A. C. Camargo, em São Paulo (SP), o Missionário Redentorista Pe. Hélcio Vicente Testa, C.Ss.R, aos 58 anos.

Filho de Raul Antônio Testa e Dimerci Consolin, Pe. Hélcio nasceu em Assis, interior de São Paulo,  no dia 21 de julho de 1964. Ele entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), em 1986, para fazer o Propedêutico, uma vez que já havia terminado o Colegial em Rinópolis (SP), cidade onde então morava. 

Em Campinas (SP), o saudoso redentorista estudou Filosofia, na PUCCAMP, de 1987 a 1989. Mais tarde, entre 1991 e 1994, estudou Teologia no ITESP (Instituto Teológico de São Paulo).

Em 1990, fez o Noviciado em Tietê (SP), e em 1991 fez a Profissão Religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor. No início de 1995, foi transferido para o Seminário do Santíssimo Redentor, em Sacramento (MG), como auxiliar na formação do curso Propedêutico. 

A Ordenação Diaconal do Pe. Hélcio aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1995, em Aparecida. Quatro meses depois, no dia 29 de julho de 1995, aconteceu a sua Ordenação Sacerdotal, em Rinópolis. 

Em Sacramento, no final de 1996, o Missionário Redentorista foi nomeado Diretor do Seminário Propedêutico Santíssimo Redentor. Já em fevereiro de 1997, assumiu como Superior da Comunidade Redentorista.

Um ano depois, Pe. Hélcio foi transferido para a Vice-Província Redentorista de Recife (PE). Em 2000, mudou-se para Campina Grande (PB), onde atuou como formador dos aspirantes e auxiliar na ETER - Escola Técnica Redentorista. Em 2001 tornou-se diretor da instituição. 

Em 2005, o confrade mudou-se para Aparecida, onde foi trabalhar como administrador da Editora Santuário. Neste período, escreveu livros como "Bom dia, Espírito Santo", "Boa noite, Espírito Santo", "Novena das Mães" e "Novena das Almas". 

Ainda na capital mariana da fé, em 2006, o sacerdote assumiu a administração do Santuário Nacional, cuidando do acabamento da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Em 2009, passou a residir na Comunidade Redentorista do Jardim Paulistano, em São Paulo, onde foi auxiliar ecônomo da Província. 

O Pe. Hélcio foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista (SP), em 2011. Deixou a função em 2013, ao assumir a administração da Casa Geral da Congregação, em Roma, na Itália

Voltou ao Brasil em 2015, para ser Pároco da Paróquia São Geraldo, em Sorocaba (SP), onde permaneceu até 2018. Em 2019, foi enviado para Portugal a fim de ajudar os confrades portugueses na evangelização e na administração daquela Província. 

O Missionário Redentorista lutava contra um câncer desde 2021. Ele retornou ao Brasil no início de 2022 e residiu na comunidade do Jardim Paulistano, onde recebeu todos os devidos cuidados, até ser internado no Hospital A.C. Camargo. Ele faleceu às 13h45 do dia 18 de setembro, domingo, data em que é celebrada a Ressureição do Senhor

Testemunhos dos confrades

São muitos os testemunhos dos confrades sobre a vida do Pe. Hélcio, que deixou saudade por todo o legado missionário. Confira algumas mensagens deixadas pelos amigos redentoristas:

“Foi para a eternidade feliz o nosso confrade da alegria e do bom humor. Que Deus dê a ele o descanso eterno. Combateu o bom combate, guardou a fé e perseverou na missão no seguimento do Redentor”, afirmou o Pe. Ivair Luiz da Silva, C.Ss.R.

“Que o Senhor da vida o acolha em seu Rei-no, e amenize a dor de seus familiares”, desejou o Pe. Rosivaldo Motta, C.Ss.R.

"Na semana em que vamos iniciar a Primavera, a alegria e a vida do querido Pe. Hélcio florescem para a Eternidade. Obrigado por ter sido um confrade tão humilde nos cargos que ocupou, sempre criativo a animado pela vida e missão”, agradeceu Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R.

“Confiamos à proteção do Senhor a vida do Padre Hélcio, cuja característica marcante era servir com alegria o povo de Deus”, disse o Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R.

Velório e sepultamento

O velório do padre Hélcio aconteceu nesta segunda-feira (19), durante toda a manhã, na sala da portaria do Convento Novo, em Aparecida (SP).

Na parte da tarde, o corpo será levado para o Altar Central do Santuário. Às 16h haverá uma celebração com transmissão pelo Aparecida ao Vivo, no YouTube, e pelo aplicativo Aparecida. O sepultamento acontecerá em seguida, no Cemitério Santa Rita, em Aparecida.

.:: Fique por dentro das notícias dos Missionários Redentoristas! 

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...