Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Morre aos 93 anos o padre José Roberto Thuler, C.Ss.R.

Sacerdote dedicou grande parte dos seus 64 anos de vida religiosa no trabalho das Santas Missões Redentoristas

Escrito por Mário Pereira

23 FEV 2025 - 12H03 (Atualizada em 24 FEV 2025 - 16H59)

Reprodução/ A12

A Província Nossa Senhora Aparecida se despediu, no último sábado (22), do missionário redentorista Pe. José Roberto Thuler, que fez sua Páscoa definitiva aos 93 anos.

O sacerdote estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Araraquara (SP), quando foi detectada pneumonia bacteriana, que o levou a permanecer na UTI por alguns dias.

A missa de corpo presente será realizada neste domingo (23), às 15h, na Igreja Santa Cruz, em Araraquara. A celebração será transmitida pelo YouTube, Facebook e site da Igreja Santa Cruz. Rezemos por seu eterno descanso!

Biografia

José Roberto Thuler nasceu no dia 7 de junho de 1931, em Mogi das Cruzes (SP). Seus pais chamavam-se Odilon Thuler e Maria da Cunha Thuler. Tiveram 6 filhos, sendo José Roberto Thuler o caçula entre os irmãos. Foi batizado no dia 4 de outubro do mesmo ano e crismado no dia 8 de maio de 1933, na Catedral Sant'Anna em sua cidade natal.

Ingressou no Seminário Santo Afonso em Aparecida no ano de 1953 e permaneceu até 1959, cursando a primeira fase dos estudos. Fez o noviciado em Pindamonhangaba (SP), no ano de 1960, e professou os Votos Religiosos temporários na Congregação do Santíssimo Redentor no dia 2 de fevereiro de 1961, na Igreja Santa Teresinha, em Tietê (SP).

Cursou filosofia de 1961 a 1962, e três anos de teologia 1963 a 1965, no Seminário Santa Teresinha. Perpetuou os Votos Religiosos na Congregação Redentorista no dia 2 de fevereiro de 1964, na Igreja Santa Teresinha. No último ano do curso de Teologia, foi residir em São Paulo no Seminário Alfonsianum da Raposo Tavares para concluir essa etapa de estudos em 1966.

Comissão Patrimônio Histórico
Comissão Patrimônio Histórico
Pe. Thuler foi ordenado padre em 1968


Foi ordenado diácono no dia 1 de novembro de 1966, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, em São Paulo (SP), pelas mãos de Dom Paulo Evaristo Arns, OFM — Arcebispo de São Paulo. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 1 de janeiro de 1967, na Catedral Sant'Anna, em Mogi das Cruzes, pela imposição das mãos de Dom Paulo Rolim Loureiro, bispo diocesano de Mogi das Cruzes.

Foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, de 1967 a 1968. No ano de 1969, exerceu a função de vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), sendo transferido para a pastoral do Santuário Nacional em 1970, no atendimento aos romeiros. Entre 1971 e 1975, compôs a equipe das Missões Itinerantes, residindo na Comunidade de São João da Boa Vista (SP). De 1976 a 1979, trabalhou na equipe das Missões, morando em Araraquara (SP).

Retornou para o Jardim Paulistano, em 1980, como vigário e, de 1981 a 2002, atuou na pregação das Santas Missões, fazendo parte da Equipe Missionária de Araraquara. Em 2003, residiu na Comunidade São Geraldo, em Potim (SP), cooperando como confessor no Santuário Nacional. Dos anos de 2004 e 2005, foi transferido para a Comunidade do Convento Novo trabalhando no atendimento aos romeiros. Após esse período, passou a fazer parte da Comunidade do Seminário Santa Teresinha em Tietê, atuando na pastoral da Igreja de 2006 a 2008. Retornou para a Comunidade de Araraquara no ano de 2009 e lá permaneceu até 22 de fevereiro de 2025.

Pe. Thuler alcançou a graça de viver 93 anos de vida, 64 anos de vida religiosa consagrada e 58 anos de ordenação sacerdotal. Que o Santíssimo Redentor lhe conceda o prêmio da vida eterna por perseverar fielmente na Vinha do Senhor anunciando a Copiosa Redenção. “Venha, bendito de meu Pai! Receba como herança o reino que foi preparado para você desde a criação do mundo” (Mt 25,34).

Agora no Céu, contemplando a Deus, ao lado de Maria Santíssima, dos santos, beatos e bem-aventurados Redentoristas interceda por nós, seus confrades, para que sejamos perseverantes na vocação missionária confiada a nós. Viverá eternamente na glória do Senhor e na memória daqueles que o amavam. Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz.

Assista ao depoimento do Pe. Thuler na série "Tesouros Redentoristas": 


Fonte: Secretaria da Província Nossa Senhora Aparecida

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...