Notícias

Morre Irmão Estanislau, C.Ss.R., aos 94 anos

Irmão Redentorista dedicou anos serviço e trabalho à cozinha, com devoção a Santa Marta

Escrito por Mário Pereira

30 MAR 2023 - 11H23 (Atualizada em 30 MAR 2023 - 17H16)

Gustavo Cabral/A12

Faleceu nesta quinta-feira (30/03), aos 94 anos de idade, o missionário redentorista Manoel Pereira dos Santos, conhecido como Ir. Estanislau, C.Ss.R.

Acometido pelo Mal de Alzheimer e pela diabetes, ele estava recebendo todos os cuidados necessários na Comunidade Irmão Bento, em Potim (SP).

Filho de José Pereira dos Santos e Margarida Olímpia de Miranda, ele nasceu em Aparecida (SP), no dia 24 de fevereiro de 1929. Além dele, seus pais tiveram outros oito filhos.

O jovem Manoel escolheu seguir os passos de São Geraldo Majella, ao se tornar um Irmão Redentorista, em 1946. À época, assim como todos que escolhiam o mesmo caminho, precisou mudar de nome ao fazer a Profissão Religiosa. Foi então que escolheu ser chamado de Irmão Estanislau, de modo a reverenciar outros irmãos que passaram pela Província de São Paulo

Esta e outras curiosidades foram reveladas pelo Redentorista em sua última entrevista, na série “Tesouros Redentoristas”, que você pode assistir abaixo:

Na oportunidade, ele também recordou que parte do seu trabalho foi dedicado à cozinha, com devoção a Santa Marta, a padroeira dos cozinheiros.

O seu ofício mudou quando foi requisitado a cuidar do Pe. Alexandre Miné, C.Ss.R., que estava debilitado na época. Essa missão foi passada ao Ir. Estanislau por sua organização e dedicação nas cozinhas das casas redentoristas.

A recém-inaugurada Comunidade Irmão Bento, em Potim (SP), foi a última morada do irmão missionário, antes do mesmo se juntar a Santa Marta, São Geraldo Majella e a Deus, na Eternidade.

O velório do Ir. Estanislau será realizado na Capela São José, na Comunidade Ir. Bento, em Potim (SP). A Missa de corpo presente será realizada às 16h, no mesmo local e, em seguida, o sepultamento.

Comissão Patrimônio Histórico
Comissão Patrimônio Histórico
Ir. Estanislau exerceu os ofícios de cozinheiro, porteiro, faxineiro, jardineiro, enfermeiro sacristão


Testemunho dos confrades

A vida e os serviços prestados pelo querido Ir. Estanislau foram lembrados por diversos confrades. Confira algumas mensagens:

Ir. Ian Lopes, C.Ss.R:

“O Ir. Estanislau foi exemplo de paciência e resignação na dor e na velhice. Manteve-se fiel à sua vocação em todos os momentos.” 

Pe. Roberto de Lima, C.Ss.R:

“Perdemos um confrade exemplar e ganhamos um Santo Irmão na Congregação.”

Ir. Mauro Maciel, C.Ss.R:

“O Ir. Estanislau viveu uma vocação assumida de consagração serviçal. Diria Santo Afonso: ‘exercitava com grande amor tudo o que fazia, sobretudo inclinado na caridade ao próximo’. Que ele rogue a Deus por nossas vocações à vida missionária de Irmãos redentoristas”.

Pe. José Luís Queimado, C.Ss.R:

“Sentiremos muita falta deste santo irmão, que cantava as Glórias de Maria no seu dia a dia. Reze por nós, Irmão Estanislau!” 

Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R:

"Que o nosso querido Ir. Estanislau, lá do céu, entoe a imortal melodia dos eleitos. Obrigado por sua vida Santa, através das orações, da convivência fraterna e no cuidado incansável aos confrades enfermos. Que ele e São Geraldo intercedam por mais vocações de Irmãos. Em Preces!"

Ofícios de excelência pelo anúncio da Copiosa Redenção

O jovem Manoel Pereira dos Santos entrou para o Seminário Santo Afonso em 1942, permanecendo por dois anos. Depois, em 1946, passou a conviver na comunidade junto de outros irmãos professos e padres, para ser Irmão Redentorista

Comissão Patrimônio Histórico
Comissão Patrimônio Histórico
Ir. Estanislau (à esq.) auxiliando o Pe. Alexandré Miné

Fez o Postulantado e o Noviciado em Pindamonhangaba (SP), de 13 de setembro de 1946 a 2 de fevereiro de 1948, dia em que fez a Profissão Religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, quando assumiu o nome de Irmão Estanislau.

Foi Missionário Redentorista através da oração e prestando serviços domésticos. Esteve adscrito em quase todas as comunidades da Província de São Paulo, exercendo os ofícios de cozinheiro, porteiro, faxineiro, jardineiro e sacristão. Logo revelou seus dotes de enfermeiro para cuidar de idosos e doentes. Tais serviços, conforme o carisma da Congregação e no Projeto de Deus, tem um valor espiritual e redentor bastante eficaz.

De 1964 a 1981, residindo no Seminário São Geraldo, no Potim (SP), mostrou grande espírito de paciência e caridade, quando cuidou do Pe. Alexandre Miné, C.Ss.R, acometido pelo Mal de Parkinson e completamente dependente dos outros. Posteriormente, também cuidou de outros idosos e enfermos, como o Pe. Arthur Bonotti, C.Ss.R, e do Pe. Alfredo Morgado, C.Ss.R.

Ir. Estanislau sempre foi bastante simples e humilde. Participava assiduamente dos exercícios da comunidade e mantinha profundo respeito para com seus confrades. Foi um amante da oração e da vida fraterna.

Nos últimos anos de vida, morou no Convento do Santuário de Aparecida, onde permaneceu até fevereiro de 2023, quando foi transferido para a Comunidade Ir. Bento, em Potim (SP). Com a saúde fraca, recebeu os cuidados dos confrades e dos profissionais da saúde.

Numa entrevista para “Redemptor Produção”, no ano de 1995, na qual falou sobre vários Irmãos Redentoristas, elogiando o testemunho deles como homens de oração e trabalho, assim concluiu, respondendo à pergunta: “Ir. Estanislau, qual a mensagem que você tem para os Irmãos Redentoristas?”

A resposta edificante dele:

“Penso que para todos os Irmãos, assim como para todos os Redentoristas, o principal é a santidade que Deus quer de cada um. Para a gente chegar a esta santidade que Deus pede, a perfeição que Ele parece ter determinado para cada um chegar, o único meio é mesmo a oração. É preciso estar procurando, pedindo, porque se a gente não pede, a santidade não vem. Pedir, rezar muito, nunca deixar de rezar. Hoje em dia a gente tem muita facilidade, não digo de deixar de rezar, mas para colocar a oração num segundo plano. Com um serviço aqui, outro ali, e quando se percebe, o tempo já passou e, cansado, a gente vai cochilar e no fim, reza menos ou mais ou menos. Minha mensagem então é esta: procurar ser santo e rezar bastante, e nunca se esquecer de Nossa Senhora!

Depois deste legado sábio proferido por um confrade que nos edificou durante toda sua vida, principalmente no cuidado com os enfermos, temos certeza de que as palavras do Redentor, proferidas no Evangelho de Mateus 25, 34-36, se tornam, agora, realidade para ele: “Venha Ir. Estanislau, abençoado por meu Pai! Receba como herança o Reino que meu Pai lhe preparou desde a criação do mundo; pois, eu estava doente, e você cuidou de mim”.

.:: Conheça os Tesouros Redentoristas da Província de São Paulo

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...