Notícias

Morre padre José Augusto, em Belo Horizonte, aos 91 anos

Escrito por Redentoristas

11 DEZ 2023 - 13H24 (Atualizada em 11 DEZ 2023 - 14H48)

Reprodução

Faleceu na manhã desta segunda (11), em Belo Horizonte (MG), o missionário redentorista padre José Augusto da Silva, aos 91 anos. O religioso estava atuando como vigário no Santuário São José na capital mineira. Padre José estava com a saúde debilitada em decorrência da idade e estava internado no hospital.

O velório do padre José Augusto ocorre hoje (11), a partir de 15h30, no Santuário São José, seguida pela Missa de Exéquias às 20h. Logo após, haverá o translado para Juiz de Fora (MG), onde o corpo será velado na Igreja Nossa Senhora da Glória, na manhã de terça-feira (12), com Missa de corpo presente às 9h, seguida do sepultamento no Cemitério Redentorista “Passo da Ressurreição”, adjacente ao Cemitério da Glória.

Trajetória como Missionário Redentorista

Nascido em Ressaquinha (MG), no dia 31 de maio de 1932, o Padre José Augusto da Silva, C.Ss.R. iniciou seus estudos na Congregação Redentorista, no Juvenato de Congonhas (MG), em 1945. Fez seus primeiros votos na Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG), em 26 de janeiro de 1953, mesmo ano em que seguiu para o Seminário da Floresta, na mesma cidade, para cursar Filosofia e Teologia. No dia 02 de fevereiro de 1958, foi ordenado sacerdote na Igreja da Glória, pela imposição das mãos de Dom José Eugênio Correia, então Bispo de Caratinga.

Exercendo seu ministério, foi professor de português, francês e latim no Juvenato São Clemente e Juniorato Santo Afonso, em Congonhas (MG), em 1959; membro da Equipe Missionária em Três Corações (MG), em 1961; professor de Teologia no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), em 1962 e 1963; membro da Comunidade Redentorista de Campos dos Goytacazes (RJ), onde também trabalhou na Rádio Campista Afonsiana, em 1964. Durante um ano, fez o curso de Liturgia na Abadia de Santo André, em Bruges, na Bélgica. Voltando ao Brasil, foi professor no Seminário da Floresta e depois, transferido para a Comunidade de São José, em Belo Horizonte (MG), onde atuou em muitas pastorais sociais, de 1967 a 1978.

De 1979 a 1990, foi formador nas Comunidades Vocacionais Santo Afonso, São Clemente e Dom Muniz. Entre 1991 e 2004, foi Mestre de Noviços de muitos confrades da então Província do Rio de Janeiro. Com a transferência do Noviciado para Campina Grande (PB), o Pe. José Augusto foi nomeado reitor do Convento Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG), no triênio 2006 – 2008. Este foi o mesmo período em que atuou como Vigário Provincial no primeiro mandato do então Superior da Província do Rio, Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.

Em 2009, o sacerdote foi transferido para a Comunidade Redentorista São José, na capital mineira, onde atuou como vigário até 2023. No dia 11 de dezembro deste ano, com a saúde debilitada, o Missionário Redentorista faleceu, aos 91 anos, na cidade de Belo Horizonte, onde estava internado.

“Sempre senti a bondade misericordiosa de Deus em minha vida. Bendigo a Ele, que me deu a graça da perseverança, iluminando-me e fortalecendo-me em todos os anos.” Pe. José Augusto da Silva, C.Ss.R.

Fonte: provinciadorio.org.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...