Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 18 MAI 2020 - 12H46

Dom Ceslau Stanula, bispo redentorista, morre aos 80 anos

Reprodução.
Reprodução.
Dom Ceslau Stanula faleceu aos 80 anos, em Salvador (BA).


Dom Ceslau Stanula C.Ss.R., bispo emérito de Itabuna (BA) faleceu na madrugada do dia 14 de maio, com 80 anos, no hospital Jorge Valente, em Salvador (BA).

Dom Ceslau estava internado desde o início do mês, vítima de um choque séptico, pneumonia, chicungunha e neoplasia da próstata.

O velório e sepultamento acontecerá de forma restrita, hoje (15) às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Um pouco sobre a história de Dom Ceslau Stanula C.Ss.R.

Itabuna Centenária Artes e Literatura
Itabuna Centenária Artes e Literatura
Bispo conversa com São João Paulo II.

Nascido na Polônia, no dia 27 de março de 1940, chegou ao Brasil no dia 12 de abril de 1972, para trabalhar como missionário redentorista na cidade de Bom Jesus da Lapa. 

Ocupou diversas funções, entre elas de Superior da Missão Redentorista da Bahia durante 9 anos, Reitor do Santuário Bom Jesus da Lapa, Pároco da Paróquia, Vigário Geral da Diocese, Professor do Colégio de São Vicente, Diretor da Gráfica “Bom Jesus”, Assistente Eclesiástico e orientador da Congregação das Filhas de Fátima, pregando também nas missões populares. Ali, escreveu um pequeno “Catecismo Popular”.

Em 1948, foi transferido para Salvador, para a Comunidade de São Lázaro e Paróquia da Ressurreição, no bairro Ondina. No início, assumiu a função de Vigário Paroquial e Diretor Espiritual do Encontro dos Casais com Cristo (ECC) e do “Grupo Repartir”. Com predileção, dedicou-se à Pastoral Familiar.

Trabalhou como professor na Escola Superior de Fé e Catequese “Lumen Christi”. Depois foi nomeado Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro, Pároco da Paróquia de Ondina, funções que desempenhou até a nomeação do bispo. Como Pároco, iniciou a construção da igreja de Ondina, no dia 6 de maio do ano 1989.

Foi nomeado Bispo Diocesano de Floresta – Pernambuco, pelo Santo Padre, o Papa João Paulo II, no dia 23 de agosto de 1989. Recebeu a Consagração Episcopal na Paróquia de Ondina e, como bispo da Diocese de Floresta, foi eleito bispo referencial da Pastoral Familiar, animador da Vida Consagrada na CNBB, Regional NE II.

Foi transferido pelo Papa João Paulo II para a vacante diocese de Itabuna (BA), tomando posse no dia 26 de outubro de 1997, onde exerceu seu ministério episcopal por 20 anos, até que se tornou bispo emérito ano de 2017, quando se aposentou. A partir da dai, retornou para a Congregação Redentorista, residindo na Comunidade Redentorista Santo Afonso, em Salvador (BA) e colaborado com as celebrações na Paróquia da Ressurreição do Senhor e no Carmelo da Bahia.

Província Bahia
Província Bahia

Fonte: Vice-Província da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...