A recente sanção presidencial à lei que torna a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa (BA) como manifestação da cultura nacional eleva o status de uma das maiores peregrinações brasileiras ocorridas na capital baiana da fé.
Este reconhecimento busca fortalecer a preservação da tradição e garantir condições para sua permanência, de forma a ressaltar a peregrinação ao Santuário do Bom Jesus da Lapa como uma forma da identidade cultural brasileira.
A Romaria atrai cerca de 600 mil fiéis à cidade baiana todos os anos, com seu Novenário e a Festa do Senhor Bom Jesus, já declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia em 2023.
Bom Jesus é um título que surge da Paixão de Cristo, momento que precedeu Sua morte na Cruz; o Santuário do Bom Jesus da Lapa faz memória a esse Amor de Jesus pela humanidade desde 1690. Nesta época, os forasteiros e bandeirantes se destinavam às Minas do Ouro, via Recôncavo e por meio do Rio São Francisco, por água ou seguindo sua margem.
Nesse contexto de celebração e reconhecimento, a obra: “A Lapa da Bahia, o Bom Jesus e Senhora da Soledade”, escrita pelo Irmão José Mauro Maciel, C.Ss.R., surge como um complemento historiográfico de grande valor.
O livro teve origem a partir do interesse do Missionário Redentorista em conhecer, entender e acompanhar o itinerário histórico do Nosso Senhor Bom Jesus, que marca gerações de peregrinos, buscando sintetizar sobre a Pessoa de Cristo, Humano e Divino, e o que Ele representa às pessoas de fé, tanto no passado quanto no presente.
Aos católicos, o Bom Jesus é referência que superou as dificuldades e desafios que lhe foram impostos. A devoção a Nossa Senhora com o título da Soledade é participação neste mesmo mistério, quando Ela e os discípulos experimentaram a solidão no sábado após a Paixão e Morte de seu Filho Jesus, antes da Ressurreição.
Nesse contexto, Maria se torna símbolo de superação das dores da vida para os brasileiros. Assim, contribui-se para a construção de cultura e identidade entre o povo que frequenta a Igreja de Pedra e Luz.
Irmão Maciel destaca a importância da devoção à Mãe da Soledade, padroeira da Lapa e co-padroeira do Santuário do Bom Jesus, como um caminho para os cristãos se aproximarem dos ensinamentos de Jesus:
“A Devoção à Mãe da Soledade leva os cristãos a amar e a seguir o modo proposto por Jesus, no seu Evangelho. O Santuário da Lapa, em sua História e significado, faz a síntese das diversas iconografias (imagens sacras) que representam a Doutrina Católica, com referências nas cenas bíblicas, muito comum no Brasil desde o entardecer do século XVII. A figura do Jesus Sofredor continua sendo referência aos cristãos que buscam soluções para os diversos momentos da vida. Eu recomendo aos amigos do Bom Jesus que aprendam com Ele a superar as dificuldades pessoais e a encontrar razões para a vida saudável, humana e espiritualmente.”
O autor destaca que na Lapa se acolhe, se cultiva e se dá direcionamento aos peregrinos que vão rezar, pedir forças, agradecer e continuar o comportamento religioso herdado de parentes e amigos, procurando pela sua ajuda e Salvação.
A lei sancionada garante a preservação e o fomento da Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, enquanto o livro oferece uma sólida base histórica que sustenta essa tradição, fortalecendo a percepção pública sobre a profundidade e o significado do Santuário do Bom Jesus na formação cultural e religiosa do Brasil.
Conheça e adquira aqui o livro "A Lapa da Bahia, o Bom Jesus e Senhora da Soledade"
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R., destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
CAS de Campinas é destaque no novo episódio de Seguindo o Redentor
Com apresentação do Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., o episódio apresenta o CAS Copiosa Redenção de Campinas, com a participação da Coordenadora Arlete Ferreira. Confira!
Padre Rodolfo Von Smetana e a Congregação Redentorista
Conheça o papel de Pe. Von Smetana na organização e crescimento da Congregação Redentorista, que de 4 províncias em 1852, saltou para 12 em 1890. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.