Notícias

Ícone do Perpétuo Socorro entregue aos Redentoristas

Em 1865, o Papa Pio IX confiou o Ícone de Nossa Mãe do Perpétuo Socorro aos Redentoristas com a missão de propagar sua devoção pelo mundo

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

11 DEZ 2025 - 12H56 (Atualizada em 11 DEZ 2025 - 15H58)

Thiago Leon

No dia 11 de dezembro de 1865, portanto, há 160 anos, o Santo Padre, Beato Pio IX, confiou o Ícone de Nossa Mãe do Perpétuo Socorro ao Superior Geral dos Redentoristas, Pe. Nicolau Mauron, com a instrução: "Tornai-a conhecida para o mundo inteiro!".

Após uma primeira limpeza e reparos do ícone, em 26 de abril de 1866, o ícone foi conduzido em uma procissão solene que saiu da Basílica Pontifícia de Santa Maria Maior e colocado no altar da Igreja de Santo Afonso e Santíssimo Salvador, na Via Merulana, em Roma.

O ano seguinte, 1867, foi especialmente significativo para o desenvolvimento do culto ao ícone de Nossa Mãe do Perpétuo Socorro e para o crescimento de sua devoção, com a sua coroação no mês de junho.

Posteriormente, o ícone ainda passaria por outra restauração e, depois de algumas décadas, já nos anos de 1990, seria completamente restaurado, readquirindo suas características originais usando os modernos meios e os recursos da técnica moderna. Nessa restauração é que se comprovou a real idade do ícone e sua originalidade.

Expansão da devoção ao Perpétuo Socorro

Como em 1867 foi celebrado pela Igreja Católica o marcante jubileu do 1800º aniversário do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, cerca de meio milhão de peregrinos de todo o mundo vieram a Roma e, sem dúvida, como está acontecendo agora no grande jubileu da esperança de 2025, muitos deles também participaram da cerimônia de coroação do ícone, e outros também passaram pela igreja que se transformaria no santuário da “Virgem da Paixão”.

A notícia desse acontecimento se espalhou pelo mundo e fez aumentar ainda mais a sua devoção.

Isso é evidenciado pelo aumento dos pedidos de cópias do ícone nos anos seguintes. Nos documentos do Arquivo Geral ligado ao Instituto Histórico de Roma, os registros documentam o envio de centenas de cópias do ícone, que foram tocadas no original milagroso e enviadas com uma carta especial assinada pelo Superior Geral da Congregação.

Também na ocasião, novos livros de orações em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e novos estudos sobre sua história e seu significado foram produzidos e impressos.

Outro aspecto significativo se deu com a criação de confrarias e arquiconfrarias em várias partes do mundo. E o próprio Papa Pio IX se tornou membro da arquiconfraria de Roma.

Desta forma, o culto ao ícone milagroso rapidamente cruzou as fronteiras de Roma e da Itália, atingindo várias partes do mundo. O rápido desenvolvimento da devoção a Nossa Senhora foi também apoiado pelos Redentoristas, que levavam cópias do ícone onde quer que fossem, seja na pregação das Santas Missões como na fundação de novas comunidades.

Graças a essa propagação do culto e da devoção, alguns santuários se tornaram muito conhecidos e buscados pelas pessoas em vários lugares, com destaque para o Santuário de Baclaran, nas Filipinas. Entre nós, no Brasil, de norte a sul, contam-se em centenas os santuários, paróquias, capelas e comunidades que a têm por padroeira.

O Ícone do Socorro Perpétuo é uma das imagens mais conhecidas e amadas de Maria. Hoje, a expressão da devoção feita, sobretudo, através da Novena Perpétua em igrejas, capelas ou simples oratórios, em casas e hospitais, na TV e no rádio, e até na internet, nutrem a fé e a oração de milhões de fiéis.

.:: Saiba como rezar a Novena do Perpétuo Socorro ::.

Fonte: Instituto Histórico Redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...