Notícias

Papa para membros da Academia Afonsiana: “Atenção aos problemas da vida real”

Instituição especializada em teologia moral promoveu a Conferência "Santo Afonso, pastor dos últimos e doutor da Igreja"

Escrito por Mário Pereira

23 MAR 2023 - 16H21 (Atualizada em 24 MAR 2023 - 09H23)

Vatican News

A Pontifícia Academia Afonsiana de Roma promoveu, durante dois dias, a Conferência “Santo Afonso, pastor dos últimos e doutor da Igreja”. Nesta quinta-feira (23/03), o Papa Francisco recebeu cerca de 300 pessoas que participaram da conferência, na Sala Clementina, no Vaticano. Leia MaisA devoção de Santo Afonso a São JoséSuperior Redentorista celebra abertura do Ano dedicado à Vida Comunitária

A Instituição de 74 anos, especializada em teologia moral dentro da Pontifícia Universidade Lateranense, promoveu o encontro em modalidade virtual a partir da Aula Magna para aprofundar três temas centrais: a consciência (moral fundamental), a justiça social (moral social) e a pessoa (bioética).

Entre desafios e perspectivas, a reflexão foi feita por professores locais e de outras realidades acadêmicas da Itália e também do exterior.

O amor de Deus, não a moral fria de escrivaninha

O Papa Francisco, em seu discurso de encerramento da conferência, agradeceu pelo “serviço de formação” oferecido pela Academia Afonsiana à Igreja no âmbito da teologia moral, inclusive o trabalho de professores eméritos e ex-estudantes.

De acordo com o Pontífice, toda a proposta teológico-moral “deve ajudar os fiéis a compreender a grandeza de levar a caridade de Cristo ao Mundo” e relembrou que “o amor de Deus que guia as escolhas de cada um”. Por isso a importância de “entrar em uma relação viva com o Povo de Deus”, especialmente com aqueles que estão à margem, dando respostas às dificuldades reais através da luz de Cristo e não de uma abordagem “moral fria de escrivaninha”:

"Fiéis à tradição afonsiana, vocês procuram oferecer uma proposta de vida cristã que, respeitando as exigências da reflexão teológica, não seja uma moral fria, uma moral de escrivaninha, eu diria uma moral "casuística". E digo isso sabendo porque, infelizmente, estudei uma moralidade 'casuística' naquela época. Imaginem que não podíamos, era proibido ler o primeiro livro de Häring, 'A Lei de Cristo': 'Não! É herético, não se pode ler!' E eu só estudei com aquela moralidade: 'Pecado mortal se faltam duas velas na mesa, venial se falta apenas uma'... E toda a casuística assim, e digo isso humildemente... Graças a Deus que aquilo é passado, era uma moral fria de escrivaninha. O que se exige de vocês é uma proposta que responda a um discernimento pastoral carregado de amor misericordioso, visando compreender, perdoar, acompanhar e sobretudo integrar (cf. Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris laetitia, 312). Ser eclesial pressupõe isto: integrar”, disse o Santo Padre.

Vatican News
Vatican News
Audiência com o Papa Francisco aconteceu na Sala Clementina


Usar a linguagem do povo para se aproximar

Para falar sobre o campo “complexo” da bioética, Francisco convidou a exercer a paciência da escuta, a não ter medo diante de situações de conflito, a adotar métodos de pesquisa transdisciplinar que permitam “abordar novos desafios com maior competência e capacidade crítica, à luz do Evangelho e da experiência humana (cf. Gaudium et spes, 46)”.

O Papa ainda orientou os participantes a “se afastarem de dinâmicas extremistas de polarização, mais típicas do debate mediático do que da pesquisa científica e teológica saudável e fértil”, e, sobretudo, recomendou a “tornar acessível” e com uma “linguagem do povo” o trabalho realizado pelos profissionais da área:

“'A linguagem do povo', prestem atenção, não esqueçam do santo povo fiel de Deus; mas não pensem neles como são, não: mas nas tuas raízes que estão no santo povo de Deus. Não esqueça que você foi retirado do rebanho, você é deles. Não esqueça o clima do povo, o pensamento do povo, o sentimento do povo. E isso não é comunismo, socialismo, não! Esse é o povo santo e fiel de Deus que é infalível 'em credendo'. Não se esqueçam disso! Vaticano I e depois Vaticano II.”

Vatican News
Vatican News
Pontífice pediu que para membros da Academia Afonsiana não esquecerem do santo povo fiel de Deus


Formar consciências com a beleza

O Papa Francisco refletiu sobre o terceiro tema da conferência da Academia Afonsiana, as questões de moralidade social pertinentes à crise ambiental, à transição ecológica, à guerra, ao sistema financeiro, à construção de fraternidade entre os povos, e mais atualmente, à migração e à pedofilia, para estimular a pesquisa e o diálogo.

A Igreja espera, segundo o Pontífice, que a Pontifícia consiga “conciliar rigor científico e proximidade ao santo povo fiel de Deus”, dando “respostas concretas aos problemas reais”, atentas “à Verdade salvadora e ao bem das pessoas”. Assim como fez Santo Afonso Maria de Ligório, “um grande teólogo”, capaz também de compor canções natalinas, confirmando “a beleza da alma”, sendo formadores de consciências e maestros de esperança:

“Procuremos então entrar com humildade e sabedoria no complexo tecido da sociedade em que vivemos, a fim de conhecer bem sua dinâmica e propor aos homens e mulheres de nosso tempo caminhos adequados de maturação nessa direção (cf. Gaudium et spes, 26). E eu falo de caminhos, caminhos adequados, não de soluções matemáticas. Os problemas se resolvem caminhando eclesialmente como povo de Deus. E caminhar com as pessoas no estado moral em que se encontram. Carminhar com eles e procurar uma maneira de resolver seus problemas, mas caminhando, não ficar sentados como doutores que, com o dedo assim, condenam sem se importarem."

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...