Notícias

Pe. Vitor Coelho de Almeida e o êxodo por uma vida mais digna

Servo do Senhor foi um homem de uma teologia e promoção social ardente e contundente

Escrito por Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R.

18 JUL 2022 - 14H33 (Atualizada em 18 JUL 2022 - 15H38)

Comissão Patrimônio Histórico

Celebrar a vida do Pe. Vitor Coelho de Almeida é resgatar a história bonita de um missionário autêntico, comprometido com a causa do Reino, que é causa do povo. Seu coração extremamente voltado para o povo compreendeu, desde o início, que Nossa Senhora Aparecida era a grande catequista do povo de Deus. Por isso, era incansável em dizer: a Rádio de Nossa Senhora não é minha nem sua, é de Nossa Senhora". Tinha clareza que a mensagem era muito maior que o mensageiro, por isso, mesmo que a Rádio ganhe a alma e o coração do povo por meio daqueles que ali atuavam, exatamente como ele mesmo, a mensagem de Nossa Senhora era o mais importante para o povo de Deus.

Na verdade, fazia com que o povo estivesse em constante êxodo, ou seja, à procura, em saída para uma vida mais digna, enquanto ensinava pela Rádio naquela hora, o povo a ter saúde, orientando nos cuidados mínimos e necessários para a preservação da vida. Foi pleno agente social, embora nenhuma instância social ou religiosa tenha dito ou reconhecido isto, mas foi um homem de uma teologia e promoção social ardente e contundente. Foi bem assim que fez Jesus também, e que hoje, certos tradicionalismos, não a Tradição, quer regredir a Igreja a um estado de inércia

Estamos hoje vivendo o Synodos na Igreja, palavra que significa assembleia, encontro, reunião, e que vem nos dizer que somos uma Igreja Corpo de Cristo. O cristão deve redescobrir isto. Mas, nesse sentido exodal, não há dúvida que Pe. Vitor já realizava isto com tanta intensidade em sua pregação e em suas atitudes. Por exemplo, quando tirava uma fotografia com os romeiros, dizia: É para que, ao verem a fotografia, se lembrem de Nossa Senhora”.

Se há na Igreja hoje alguns que desejam tanto personalismo, distinção, importância social, ele simplesmente voltava-se como instrumento de Deus. Pequenas atitudes que revelam a grandeza interior de quem trilhava o caminho da santidade. A fé vivida como dom de Deus só pode se tornar exodal, ou não é fé autêntica. Buscar ascensão social no meio religioso é fazer da fé “trampolim” para as ambições pessoais.

Comissão Patrimônio Histórico
Comissão Patrimônio Histórico
Padre Vitor foi pleno agente social, embora nenhuma instância social ou religiosa tenha dito ou reconhecido isto


Pe. Vitor tinha tudo em mãos para arvorar-se nessa distinção social. Mas não. Consciente de sua missão, viveu autenticamente. Lembro-me que um dia conversando com ele, exatamente quando um teólogo brasileiro importante, estava sendo inquerido por Roma, disse:Não sei porque querem condenar esse homem, pois não há nada de errado no que ensina, enquanto lia exatamente o assunto que estava sendo julgado. Homem da atualidade. Sinal de que era Igreja viva, e como missionário não queria uma resposta qualquer para o povo, mas sim fundada, autênticaLeia MaisPadre Vítor Coelho, uma vocação assumidaPadre Vítor e Rádio Aparecida: sintonia e harmonia espiritual

Nesse sentido, era evidente seu amor à Santíssima Trindade, como comunhão de amor eterno. E não se cansava em sua pregações de se referir ao Verbo eterno de Deus encarnado em nossa humanidade. Por exemplo, eis o que dizia quase sempre desse jeito ou com palavras semelhantes:

Vamos fazer a Consagração a ela, a Maria Santíssima, que foi a fonte da Vida Divina que veio ao mundo. Por Maria, o Verbo Divino entrou no mundo. Vamos consagrar-nos a Nossa Senhora. Quem se consagra à Virgem e aos Santos está se consagrando a Jesus, porque Nossa Senhora e os Santos são apenas participação desta vida infinita que brotou na eternidade”.

Não são belas palavras e tão carregadas de teologia, de pastoral e de santidade? Quando Deus mora dentro da gente, sabemos nos expressar sem rodeios, e com palavras simples traduzir a beleza da eternidade. Isso era muito natural, e belo, em Pe. Vitor Coelho de Almeida.

Certamente há muito o que dizer sobre esse Servo de Deus, mas agora é nossa hora de, inspirados em suas atitudes e palavras, sermos a Igreja sinodal, caminhando juntos de fato e efetivamente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...