Notícias

Por que estudar Teologia?

Escrito por Redentoristas

14 MAI 2019 - 08H40 (Atualizada em 29 ABR 2022 - 19H31)

A fé é uma dimensão humana e pode ser compreendida, neste sentido, de várias formas. No contexto da fé católica, é possível ter fé em Deus, pois Ele tem a iniciativa de se revelar gratuitamente ao ser humano. A fé é dom de Deus, que vem ao nosso encontro. Podemos dizer que, antes de termos fé em Deus, é Ele que tem fé em nós e nos convida a relação amorosa e gratuita.

Este convite de amor é feito à todas as pessoas, pois, o amor de Deus se doa por toda a sua Criação, na qual se inclui o ser humano, é muito mais excessivo do que podemos imaginar. Este amor excessivo pode ser experimentado por nós, e é a partir desta experiência que fazemos ou estudamos Teologia. Deus se oferece como dom e mistério, e o ser humano, em sua plena liberdade, aceita tal dimensão na sua vida através da fé.

A fé da parte do ser humano em Deus é possível graças ao encontro entre duas liberdades: a de Deus, que se revela, e a do ser humano, que experimenta Deus e aceita-O como parte fundante e central de seu universo de sentido de vida. Mas, não termina por aí. Santo Anselmo (1033-1109) dizia que a Teologia é a fé em busca de inteligência. A própria fé pede Teologia, pede melhor compreensão da experiência vivida com Deus.

Neste sentido, podemos afirmar que toda pessoa que viveu uma profunda experiência na vida e entendeu a mesma como ação de Deus e que, a partir deste acontecimento, tem fé, de certa forma, ao procurar dar razões ou explicações de sua fé, faz Teologia (espontânea ou sistemática). Nenhuma pessoa de fé se furta da reflexão teológica! Mas, existem aqueles que desejam de conhecer de forma mais sistemática e se dedicam a estudar Teologia em universidades/faculdades ou demais locais de promoção de cursos em outros níveis.

Leia MaisComo os estudos auxiliam na formação do Missionário Redentorista?Atualmente, a fé cristã é muito questionada. Então, estudar Teologia se torna ainda mais importante. Todos nós somos interpelados incessantemente sobre as razões da nossa fé. Não são poucas as pessoas que não partilham a fé cristã hoje.

Não são somente os dados estatísticos que vêm revelando essa mudança, mas a própria vivência cotidiana. Além disso, nossa vida é cheia de alegrias e dificuldades, crises e expectativas em vários níveis, e também se espera da Teologia alguma contribuição.

Este contexto geralmente desperta em muitas pessoas o interesse por estudar Teologia em vários níveis, e não somente por padres, freis ou freiras, mas, sobretudo, por leigos e leigas. Independente dos níveis em que se estuda Teologia e dos atores envolvidos, é bom sempre lembrar de Santo Tomás Aquino (1225-1274) que, em sua riquíssima Suma Teológica, nos alertou dizendo que Deus sempre é objeto da Teologia. Conhecemos a Ele através de suas criaturas, mas também segundo o que só Ele conhece de Si e nos comunica, através de sua revelação amorosa e gratuita. 

Dr. Wellington da Silva de Barros
Professor do ITESP

Já pensou em estudar Teologia? Conheça o curso de bacharelado do Itesp

O Instituto São Paulo de Estudos Superiores, ISPES, é um estabelecimento de educação superior que oferece o Curso de Teologia Bacharelado. O ITESP oferece o Curso de Teologia dentro do sistema de Agregação com o Pontifício Ateneu Santo Anselmo e com isto tendo o teu título o reconhecimento no Sistema Europeu de Educação Superior. É mantido pela Congregação do Santíssimo Redentor, Pia Sociedade de São Carlos e Associação Propagadora Verbo Divino.

Acesse o site: www.itespteologia.com.br

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...