Notícias

Província Redentorista do Rio celebra 70 anos com abertura de Ano Jubilar

Escrito por Redentoristas

29 JUN 2021 - 11H18 (Atualizada em 29 JUN 2021 - 13H27)

Província do Rio

Uma história de ousadia e fé. Com esse sentimento, a Província Redentorista do Rio-Minas-Espírito Santo celebra neste dia os seus 70 anos de fundação.

Junto do altar do Santuário São José, igreja histórica da capital mineira e dos missionários nestas terras, foi celebrada a missa solene pela comemoração.

Presidiu a celebração, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e concelebraram, os bispos auxiliares de Belo Horizonte, Dom Vicente de Paula Ferreira, Dom Giovane Luis da Silva e Dom Nivaldo dos Santos Ferreira.

Também estavam presentes, o superior da unidade redentorista da Bahia, padre Roque Alves e de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva, junto de outros missionários da unidade em festa. Recepcionou a todos na igreja santuário, o reitor padre José Cláudio. 

A celebração marcou a abertura do "Ano do Septuagenário" para valorizar a caminhada dos confrades holandeses e brasileiros que construíram esta história e gastaram suas vidas pela evangelização, bem como dos leigos e leigas que ajudaram na realização dos projetos nas mais diversas frentes de trabalho! 

Em sua homilia, dom Walmor falou sobre a emoção de poder ser "porta-voz" nesta comemoração e de se sentir honrado de estar presente nesta ação de graças por ter aprendido muito com os missionários redentoristas em sua história. "Sinto na minha própria pele os efeitos de muitos testemunhos de padres redentoristas e de seu trabalho (...). E essa alegria me faz jubiloso por ser porta-voz nessa ação de graças", comentou. 

O arcebispo quis ainda enfatizar que na história da província três singularidades chamam a atenção: a presença missionária na vida do povo; a contribuição intelectual e a importância de colocar a pessoa na centralidade de sua missão. Dom Walmor acrescentou que essas singularidades podem ser "metas para todas as províncias e também para a Igreja", frisou. 

O superior da unidade festiva, padre Nelson Linhares, tomou a palavra ao final da celebração para lembrar o importante papel dos pioneiros vindos da província holandesa e depois de todos os missionários que surgiram em sua história e foram formando a unidade. Destacou também a atuação dos leigos colaboradores nas diversas comunidades, paróquias, santuários e obras, aos engajados como Leigos Redentoristas e Juventude Missionária Redentorista, entre outros.  

Padre Nelson lançou também um olhar para o futuro ao agradecer a presença dos superiores das unidades da Bahia e São Paulo. "Estamos em processo de reestruturação. O nosso futuro é cheio de esperança. Nosso futuro fala que daqui algum tempo estaremos unidos numa só província: Rio, Minas, Espírito Santo, São Paulo e Bahia, para que possamos atingir ainda mais aqueles que são pobres, necessitados e marginalizados", pontuou. 

Para finalizar, leu uma carta enviada pelo Superior Geral da Congregação Redentorista, padre Michael Brehl, que enfatizou a continuidade do ardor missionário de seu fundador Santo Afonso, em terras brasileiras.

"O dia 29 de junho de 1951 tornou-se o marco da história Redentorista no Brasil, data em que foi oficialmente nomeada a Província do Rio de Janeiro. Não negando a sua ousada origem missionária, a província cresceu não apenas em abrangência territorial, mas principalmente nas dimensões pastoral e espiritual, atendendo o povo de Deus nos mais diversos lugares e situações de fragilidade, buscando no mesmo ardor missionário de seus predecessores, a inspiração e a força para continuarem audazes na evangelização", assinalou o superior geral. 

Reprodução
Reprodução
Padre Nelson lê carta enviada pelo superior geral da Congregação Redentorista


A celebração que contou com a presença restrita de fiéis devido à pandemia de Covid-19, e para se fazer chegar a todas as comunidades, foi transmitida ao vivo por diversas emissoras católicas e canais oficiais da província. 

:: Clique para rever a celebração no canal da província 

Ano Jubilar 

Ao longo do ano estão sendo preparadas diversas atividades para comemorar o Ano Jubilar, entre elas, uma exposição, lançamento de livros, brindes, selo e do logotipo oficial, além de celebrações festivas, assembleia comemorativa, entre outros.

Veja fotos deste momento celebrativo: 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...