Notícias

Conheça mais sobre a devoção ao Santíssimo Redentor

Primeira igreja dessa devoção localiza-se na Ilha de

Escrito por Redentoristas

14 JUL 2023 - 17H17 (Atualizada em 15 JUL 2023 - 08H56)

A12

A Congregação Redentorista celebra o Santíssimo Redentor neste dia 16 de julho. Mas que santo é esse?

O Santíssimo Redentor é Jesus Cristo! Essa devoção, de acordo com antigos registros, provém de Veneza, por volta do ano de 1575, quando a região nordeste da Itália passou por uma grande epidemia de peste negra - bubônica ou pulmonar, oriunda do rato negro, que matou boa parte da população. 

As pessoas, aflitas, recorriam a Jesus, invocando-o como Redentor (Aquele que salva, liberta, redime), suplicando que Ele os libertassem daquela peste. Este fato que aconteceu em meados de 1576.

Reprodução.
Reprodução.
Estampa da imagem do Santíssimo Redentor com globo terrestre na mão esquerda


Com o fim da epidemia, num gesto de gratidão a Redenção alcançada sobre o mal da peste, foi construída a igreja do Santíssimo Redentor, e para celebrarem tal memória, promoveram com muita devoção e popularidade uma festa em sua honra, no terceiro domingo de julho, para recordarem tal fato, que perdura até os nossos dias. 

Tornou-se uma das festas mais populares de Veneza e sua região. A primeira igreja dessa devoção (Chiesa del Santissimo Redentore, como é conhecida) localiza-se na Ilha da Guidecca, uma das tantas existentes naquela região.

Explicação da imagem do Santíssimo Redentor

O Santíssimo Redentor é representado vestindo-se de vermelho, que recorda a sua natureza humana, e envolto em um manto azul por sua natureza divina. Ele apresenta o globo terrestre na mão esquerda, indicando toda a obra da criação, do qual Ele é o primogênito e como Filho, protagoniza a obra da nova criação, abençoando o mundo com a mão direita - a humanidade redimida pela obra da redenção, conquistada por seu sangue redentor.

Reprodução
Reprodução
Igreja do Santíssimo Redentor, em Guidecca, Veneza. A primeira dessa devoção



Santíssimo Redentor: titular da Congregação Redentorista

O Titular do Instituto fundado por Santo Afonso Maria de Ligório em Scala, aos 09 de novembro de 1732, era o Santíssimo Salvador, que dava nome a recente obra. O santo fundador ao buscar a Aprovação Pontíficia em 25 de fevereiro de 1749, acolheu a exortação do Papa Bento XIV em mudar o nome do Instituto para Congregação do Santíssimo Redentor, por já haver uma congregação com o outro nome, os Cônegos do Santíssimo Salvador da Basílica de Latrão.

Portanto, toda a Congregação, em grande júbilo, celebra no Terceiro Domingo do mês de julho, mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Cristo, a festa de seu Titular, o Santíssimo Redentor.

Jesus é o Redentor do gênero humano. Possuímos uma rica herança deixada por Santo Afonso, que é a espiritualidade da congregação, fundamentada e contemplada em Jesus Cristo nos mistérios da Encarnação (Presépio), Calvário (Cruz) e Eucaristia (Ressurreição), tendo Maria, a Mãe do Redentor, como aquela que serviu e continua servindo o mistério da Redenção (Constituições Redentoristas, 32).

Durante a vida pública do Redentor, três montes se revelam nas manifestações da Redenção: Monte das bem Aventuranças, com a mensagem de um itinerário de vida a ser seguido, testamento deixado pelo próprio Jesus Cristo, que nascendo pobre e despojado de si, ensina-nos a trilhar o caminho da salvação, oferecendo-se a nós como modelo a ser seguido, Monte Tabor, onde se antecipa a glorificação de Cristo, prévia de sua Ressurreição e o Monte Calvário, ápice do Amor Redentor.

O Missionário Redentorista é a presença de Cristo na comunidade, assim relata nossa Constituição:

"Chamados a continuar a presença de Cristo e sua missão redentora no mundo, escolhem os Redentoristas a pessoa de Cristo como centro de sua vida. Esforçam-se por se unir sempre mais a Ele em comunhão pessoal. Dessa maneira, estarão o próprio Redentor e seu Espírito de amor presentes no coração da comunidade, para formá-la e sustentá-la. Na medida em que os confrades mais intimamente se unirem a Cristo, mais estreita será a comunhão entre eles próprios" (Const. 23).

Sendo o Missionário Redentorista esta continuação do Redentor, somos chamados a brilhar nas trevas do mundo, como sinais de vida e esperança, para uma sociedade ferida, onde Jesus Cristo e sua Palavra têm sido deixados de lado, ocupados por aquilo que o mundo contemporâneo oferece, resultando em vidas, fé, mentes e corações vazios.

É hora de anunciar a Copiosa Redenção com intensidade, vigor e testemunho, preenchendo com a presença do Redentor esse vazio humanitário, pois "Nele, é copiosa a Redenção!" (Salmo 129, 7).

Celebrar a Solenidade do Santíssimo Redentor não é recordar fatos históricos, mas renovar, expressar a fé, agradecer e principalmente imitar Aquele que se auto revelou como "Pão da Vida, Luz do Mundo, Porta das Ovelhas, Bom Pastor, Ressurreição e Vida, Caminho Verdade e Vida e a Videira Verdadeira!"

Atentamos para o fato de que Jesus Cristo se revela como "Vida" duas vezes, no Evangelho de João. É um convite a todos nós, para sermos a continuidade do Redentor como aquele cristão ou cristã que assumindo o sacramento de seu Batismo, promove a vida em um mundo ferido que precisa de sabor e luz: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!" (Jo 10, 10).

 Amado e imitado seja em toda a terra o Santíssimo Redentor!


Fonte: Angelo Rodrigo

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...