Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 27 OUT 2020 - 09H04

Redentoristas presentes na Sibéria onde minoria é católica

A Congregação Redentorista está presente em 82 países no mundo. A maioria deles é bem conhecida. Outros, porém, são inusitados e deles pouco ouvimos falar, como é o caso dos que trabalham na gelada Sibéria, na Rússia. 

Lá, os redentoristas iniciaram seu trabalho pastoral em 1993, vivendo agora em quatro comunidades na Rússia: Oremburg, Orsk, Kemorovo e Togiatti, e em uma comunidade no Cazaquistão. No país existem pouco mais de 250 paróquias e 4 dioceses, sendo que uma dessas paróquias em Kemorovo é confiada aos redentoristas. 

No vídeo abaixo é possível ver um pouco do trabalho dos missionários. O vídeo está no idioma inglês. 

Para atender ao povo católico, uma vez que na Rússia predomina o catolicismo ortodoxo, enquanto que no Patriarcado de Moscou e no Cazaquistão a religião predominante é o islamismo, os nove padres que pertencem à província de Varsóvia, Polônia precisam percorrer enormes distâncias, passando por regiões com baixo índice de ocupação humana.

Suas atividades pastorais consistem na visita e contato direto com os fiéis, na assistência sacramental, na direção de missões e retiros paroquiais, na publicação de livros, além da colaboração com a Igreja Ortodoxa no campo ecumênico.

Reprodução
Reprodução


O Cazaquistão, independente desde 1991, localiza-se na Ásia Central, próximo ao Mar Cáspio, fazendo divisa com a Rússia, com a China e com outras repúblicas oriundas da antiga União Soviética. Tem uma população de 18 milhões de habitantes e dela, apenas 17% professa a fé cristã, dividida entre católicos romanos e ortodoxos.

A Sibéria, por sua vez, é uma região imensa com quase o dobro da área do Brasil, sendo uma de suas características o rigoroso inverno, com temperaturas que podem chegar a 49 graus negativos, coisa impossível de ao menos imaginar o que seja isso pra quem vive no clima quente do Brasil. Conta com uma população de 33 milhões de habitantes, onde predomina o catolicismo ortodoxo.

Uma vez que os congregados são destinados à todos os povos, com especial atenção aos mais abandonados, justamente nessas regiões com sua realidade humana, geográfica, cultural e religiosa tão diversificada os Missionários Redentoristas, seguindo os passos de Santo Afonso de Ligório, são chamados a anunciar a Copiosa Redenção.


Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.
Rádio Aparecida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...