Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista é aberto no dia de Santo Afonso

No dia 1º de agosto a liturgia da Igreja celebra a festa de Santo Afonso Maria de Ligório, bispo, confessor e doutor da Igreja. No Santuário Nacional a data foi comemorada com a presença de diversos Missionários Redentoristas, irmãos, religiosos, leigos que compartilham da mesma espiritualidade e toda a comunidade.

Padre Domingos Sávio, reitor do Santuário Nacional abriu sua reflexão pontuando o tema da celebração que encerra o tríduo celebrado em honra ao fundador da Congregação Redentorista.  

“O que queridos irmãos, Santo Afonso teria como herança a nos passar nos dias de hoje. O que queridos irmãos, Santo Afonso teria como herança a nos passar nos dias de hoje. Eu diria, Santo Afonso foi e junto de Deus como nunca, ele deseja que como ele, sejamos homens e mulheres guiados pelo Espírito de Deus”.   

Ano Promoção da Vocação Missionária Redentorista  

Neste ano, o dia dedicado a Santo Afonso celebra a abertura do ‘Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista’. Na igreja de Santo Afonso no Rio de Janeiro (RJ), o Superior Geral da Congregação abre oficialmente este ano especial dedicado a uma “profunda renovação da identidade” redentorista, escreveu o superior em mensagem especial para esta data.

“Possa esse Ano Vocacional Redentorista inspirar todos nós: confrades, irmãs, leigos redentoristas e os jovens, a uma profunda renovação da nossa identidade como Testemunhas e Missionários da Redenção. Com Santo Afonso, possamos nós ‘seguir o exemplo de Jesus Cristo, o Redentor, pregando a Palavra de Deus aos pobres’ (C. 1) com paixão, criatividade, alegria e esperança”.    

 

MENSAGEM DO SUPERIOR GERAL
Padre Michal Brehl, CSsR 

Sobre o  ANO DE PROMOÇÃO DA  VOCAÇÃO MISSIONÁRIA REDENTORISTA  
Roma, August 1, 2013
Prot. Nº: 0000 096 2013       

Queridos confrades, irmãs religiosas e leigos Redentoristas:  

Saudações do Rio de Janeiro, onde nós celebramos a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Francisco e milhões de jovens peregrinos. Muitos Missionários Redentoristas, Leigos Missionários e jovens somaram na celebração da Jornada Afonsiana em Aparecida e da Jornada Mundial da Juventude no Rio. Foi com muita alegria viverciar, esses dias, acompanhado pelos confrades Enrique López, Alberto Eseverri, Noel Londoño e Ulysses da Silva do Governo Geral. Em especial, eu gostaria de agradecer a Província do Rio de Janeiro, São Paulo e todas as (Vice) Províncias da URB, como também todos os voluntários que contribuíram muito para essa bonita experiência. 

Na Quinta-Feira, 01 de agosto de 2013, na Igreja de Santo Afonso, no Rio de Janeiro, abrirei oficialmente o Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista, o qual foi proclamado em abril. O Governo Geral encoraja cada Província, vice-Província, Região e Missões a iniciar esse Ano Vocacional no dia 1º. de Agosto, ou logo que vocês possam. [nota do tradutor: A Comissão Nacional da Juventude sugeriu que a abertura nas paróquias e comunidades no Brasil seja dia 04 de agosto – domingo]. Durante desse ano, nós urgimos que vocês planejem eventos, celebrações, orações, catequeses, dias de retiro da comunidade e outros meios criativos na promoção do Ano Vocacional. 

Nesse momento o Secretariado Geral de Formação apresenta a vocês alguns elementos sobre o Ano de Promoção Vocação Missionária Redentorista: o logo, o tema, a oração e a triptych (capelinha). Esses elementos são sugestões do Governo Geral, mas cada Província, Vice-Província, Região ou Missão irão adaptá-las à situação particular onde se vive a Missão Redentorista. 

Como testemunhas e Missionários da Redenção, nós rogamos a Deus para renovar a nossa vocação como indivíduos e especialmente como um corpo missionário (C. 2). Na tradição de St. Afonso, os grandes mistérios da redenção incluem: a Encarnação (humanidade infusa com a presença de Deus, cf. C. 19); a Paixão (compromisso e doação pelos outros em Jesus Cristo, cf. Cc. 48-50); e a Ressurreição (vida nova, presença permanente e transformação no Espírito, cf. C. 51, 56).  Como testemunhas, nós damos testemunho não somente para relembrar os grandes mistérios da nossa Redenção, mas também através do viver mais intensamente esses mistérios. Como missionários, nós convidamos outros a partilhar mais intensamente a Copiosa Redenção proclamada por Jesus o Redentor. 

Possa esse Ano Vocacional Redentorista inspirar todos nós - Confrades, Irmãs, Leigos Redentoristas e os Jovens – a uma profunda renovação da nossa identidade como Testemunhas e Missionários da Redenção. Com St. Afonso, possamos nós ‘seguir o exemplo de Jesus Cristo, o Redentor, pregando a Palavra de Deus aos pobres’ (C. 1) com paixão, criatividade, alegria e esperança. 

Na festa do nosso fundador, St. Afonso, eu desejo a vocês muitas graças e bênçãos. Seu zelo apostólico, sua paixão por Jesus Cristo, e seu amor pelos mais abandonados e os pobres continue a nos dar esperança e coragem da missão nos dias de hoje. Abençoado e alegre dia de festa a cada um de vocês. 

Que a Mãe do Perpétuo Socorro e Santo Afonso nos acompanhem durante todo esse ano de graça. 

Seu irmão no Redentor.  

Michael Brehl, CSsR
Superior Geral

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.