Por Redação A12 Em Redentoristas

Dom Fernando Guimarães assume Arquidiocese Militar do Brasil nesta terça

Nesta terça-feira, 7, toma posse da Arquidiocese Militar do Brasil, em Brasília (DF), o Missionário Redentorista, Dom Fernando José Monteiro Guimarães. A missa de posse será realizada na Sé Episcopal da arquidiocese, na Catedral Rainha da Paz localizada no Eixo Monumental, às 16h. 

Dom Fernando GuimarãesDom Fernando José foi escolhido pelo Papa Francisco após a renúncia de Dom Osvino José Both. A divulgação da nomeação do religioso, membro da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR), foi feita no dia 06 de agosto, quando ainda era Bispo da Diocese de Garanhuns, em Pernambuco.

Dom Fernando assume a nova missão com felicidade e muita confiança, mas saudoso. Feliz por obedecer à Igreja e saudoso por deixar a Diocese onde começou a vida como seminarista redentorista.

Dom Fernando nasceu em Pernambuco e entrou para o Seminário Menor dos Redentoristas em Garanhuns, em 1958. Foi ordenado Sacerdote em 1971 e nomeado Bispo em 2008, pelas mãos do Papa Bento XVI. Assumiu diferentes funções na atividade pastoral da Igreja no Brasil. Foi membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, presidente da Comissão Episcopal para a implementação do Acordo Brasil-Santa Sé e consultor da Congregação para as Causas dos Santos, na Cúria Romana.

A Arquidiocese Militar do Brasil

A Arquidiocese Militar do Brasil tem sede em Brasília e é subordinada diretamente à Santa Sé. O Arcebispo Militar faz parte do Regional Centro-Oeste da CNBB. 

A Arquidiocese Militar responde pelo atendimento pastoral das Capelanias militares católicas espalhadas por todo o território brasileiro, tendo como seus diocesanos os militares católicos pertencentes às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e às Forças Auxiliares (Polícias Militares estaduais e Corpos de Bombeiros Militares), juntamente com os seus familiares, não excetuados os militares da reserva remunerada e reformados, com seus respectivos dependentes. O Clero da Arquidiocese é constituído por padres e diáconos pertencentes às próprias Forças Armadas ou Forças Auxiliares, como também por padres e diáconos civis, que prestam serviço nas Capelanias. Possui também seu quadro próprio de seminaristas.

O arcebispo emérito, Dom Osvino Jose Both, 76 anos, continuará a residir em Brasília, na Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida – PAD, e o Ordinariado Militar continuará a contar com o bispo auxiliar dom José Francisco Falcão de Barros. 

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.