Por André Luiz Oliveira Em Redentoristas Atualizada em 30 MAI 2018 - 13H41

Itinerário de um noviço redentorista

O processo formativo e de discernimento vocacional dá-se em etapas, o noviciado, é uma dessas etapas formativas; que nos permite por um período de um ano, parar e experimentar a Deus. É um jubileu vocacional, um ano santo, que o bom Deus concede aos seus.

No corre-corre da vida, em especial nestes últimos tempos, não nos é permitido tirar um tempo para si. Tempo é dinheiro! Assim nos ensina a sociedade. Parafraseando diria que: Tempo é vida! O noviciado é um período de gastar tempo com Deus, ou melhor, consumir vida em Deus; gastar cada fração de segundo na presença do eterno Mestre.

Noviços 2016 - Goiânia

Quisera todo homem e mulher de bem, pudesse realizar essa experiência; um noviciado da vida, com oportunidade de parar e experimentar a Deus, sem se preocupar com tempo, mas somente com a contemplação das verdades eternas. Esta etapa canônica é proposta para que o religioso saiba, que não é somente na vida apostólica ativa, que se cumpre o mandato evangelizador de Cristo.

Esse itinerário formativo-vocacional nos remete a passagem bíblica de Marta (Vida ativa) e Maria (Contemplação), há momentos no decurso da vida que precisamos assumir a postura de Marta e trabalhar para que o Reino de Deus aconteça; assumir um itinerário pastoral, um apostolado fecundo. Porém, há ocasiões em que é necessário assumir a postura de Maria e, nos colocarmos aos pés do Divino Mestre e simplesmente contemplá-Lo. Olhar nos olhos de Jesus e receber d’Ele as forças necessárias para caminhar. O noviciado é esta etapa que contemplamos a face do Divino Mestre.

 

"O cotidiano do noviciado é pautado pela vida espiritual intensa e formação sobre elementos da vida religiosa".

A casa de Betânia ilustra bem o projeto vocacional, que deve ser apostólico e contemplativo, proporcionando a vivência de ambas as dimensões; e assim por em prática a máxima de São Bento: “Ora et labora”. O noviço é convidado a rezar sua vida e a trabalhar sua personalidade, em vista de conceber o religioso idealizado por Cristo.

O cotidiano do noviciado é pautado pela vida espiritual intensa e formação sobre elementos da vida religiosa, de modo objetivo a vida religiosa redentorista. O noviciado redentorista nos permite algo mais, de nos aprofundarmos nos pilares da espiritualidade afonsiana; retomar o modo Afonso de ser e de evangelizar.

Na atual configuração da Congregação, os noviciados interprovinciais (Goiás e Tietê), colaboram em ambiente amistoso para criar laços e vínculos; e a consciência da unidade na diversidade. Pondo em prática as palavras de Jesus: “A fim de que todos sejam um” (Jo 17, 21). A oração sacerdotal de Jesus caracteriza um dos pilares reestruturadores, do atual Governo Geral da CSsR, que propõe criar a mentalidade de que somos um único corpo missionário, que por necessidade de organização se faz representar por províncias e vice-províncias. Assim, como Cristo retirou-Se ao deserto para Sua preparação para a vida pública e o início de Suas atividades messiânicas.

O noviço é convidado a retirar-se de si e das preocupações do cotidiano, para se preparar para vida missionária. O noviciado é a representação de um oásis no deserto da vida; ou melhor, a água viva, que Jesus prometeu, para saciar toda sede. Não existe palavra para descrever em sua totalidade a oportunidade de experimentar a presença afável de Deus. Diante de Deus, só se é!

Portanto, o noviciado, é tempo da graça; é tempo de fé; é tempo de conhecer-se; é tempo de amizade; é tempo de Deus... 

 

Noviço André LuizNoviço André Luiz Oliveira
Província de São Paulo    

 

 

 

  

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Luiz Oliveira, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...