De 08 a 16 de agosto os Missionários Redentoristas da Província do Rio de Janeiro foram acolhidos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jeceaba (MG), pelos paroquianos e pelo pároco, padre Mário Marcelo, para a realização de mais uma Semana Missionária Vocacional Redentorista (SMVR).
A Semana Missionária Vocacional Redentorista já acontece na província desde os anos 90 e tem por objetivo a evangelização explícita, o despertar da consciência vocacional, seja ela qual for, e a divulgação da Congregação.
Uma Semana Missionária não tem custo algum à paróquia que a recebe e pode ser pedida pelo pároco ou proposta pelos redentoristas em ocasiões especiais como ordenações de confrades. Neste caso, sempre se oferece este trabalho às suas paróquias de origem.
Objetivos e organização
A Província do Rio de Janeiro não tem uma equipe liberada para as missões itinerantes, o Promotor Vocacional é quem organiza e prepara a SMVR, contando com a colaboração de confrades envolvidos em outras frentes de trabalho, sobretudo no campo da formação dos seminaristas.
A Semana Missionária Vocacional Redentorista (SMVR) é uma atividade ligada diretamente ao Secretariado Vocacional e como já indica o nome, tem duração de uma semana e a temática trabalhada é toda vocacionai, embora envolva outras atividades da Missão Popular tradicional como o rosário da aurora, visita às casas, idosos e escolas, novena perpétua e bênção do Santíssimo às 15h,00, atendimento de confissões, missa e pregação à noite.

Equipe Missionária e atividades
O pároco de Jeceaba, padre Mario Marcelo, paróquia pertencente à arquidiocese de Mariana, é quem fez o pedido. As reuniões preparatórias tiveram início em fins de abril e, no período das missões, uma equipe de 30 missionários atendeu toda a paróquia: cidade, distritos e zona rural. Para o trabalho foram formadas nove equipes e cada uma era composta por um padre, um seminarista, além dos irmãos redentoristas, religiosas, leigos engajados e jovens da JUMIRE (Juventude Missionária Redentorista).
A missa de abertura foi presidida pelo Superior Provincial, padre Américo de Oliveira e concelebrada pelos padres que trabalharam na Semana Missionária: Alfredo Avelar, Bruno Alves, Fagner Mapa, José Maurício, Mário Marcelo e Paulo Roberto. Ao final da missa, o Promotor Vocacional da Província, padre Bruno Alves, que coordenou sua primeira SMVR, fez uma reunião para a composição das equipes de trabalho, formadas por missionários que vieram de Juiz de Fora, Belo Horizonte e Coronel Fabriciano. Depois disso as equipes se distribuíram pelas comunidades conforme programa elaborado anteriormente.
Projetos futuros
Para este quadriênio o Governo Provincial nomeou uma Equipe Missionária Itinerante, embora, seus componentes não estejam liberados unicamente para os trabalhos missionários extraordinários. Formam esta equipe o Irmão Pedro Magalhães e os padres Alfredo, Américo (Provincial), Bruno Alves e Paulo Roberto que desenvolvem outras atividades pastorais e formativas na província.
A atividade missionária extraordinária está sendo retomada aos poucos na Província do Rio de Janeiro.
A atividade missionária extraordinária está sendo retomada aos poucos na Província do Rio de Janeiro, sendo ela tão importante para nossa identidade congregacional, por isso se fez a nomeação de uma Equipe de Missões Itinerantes, ainda que ela não seja destacada unicamente para este tipo de trabalho. Foi criado também um e-mail para contato: missoesredentoristas@gmail.com.
Neste ano de 2015 já aconteceram três SMVR's em abril, junho e agosto. Já existem algumas propostas para 2016 com Semanas Missionárias a serem realizadas em Nova União, Mercês e Belo Horizonte. Em tempo elas serão concretizadas.
Com a graça de Deus, em Jeceaba os trabalhos foram realizados com muita alegria. Muitas casas foram visitadas, diversos atendimentos foram realizados e muitos encontros também foram feitos. A Província do Rio agradece a acolhida e as orações, fundamentais para o bom êxito deste trabalho.
Que a Mãe do Perpétuo Socorro abençoe as Missões Redentoristas!
Pe. Bruno Alves, C.Ss.R.
Equipe Missionária de Juiz de Fora (MG)
Confira a galeria da Semana Missionária:






Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.