Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Santuário do Bom Jesus da Lapa celebra sua Padroeira

Devoção remonta aos primórdios do cristianismo, quando Maria era representada olhando para o céu ou para a Cruz, em lágrimas, segurando o Santo Sudário

Escrito por Mário Pereira

06 SET 2025 - 08H00

Uelder Negrão/ Santuário Bom Jesus da Lapa

O Santuário do Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, já está preparado para receber, nos próximos dias, milhares de romeiros e devotos para o Setenário e a Festa de Nossa Senhora da Soledade. Em 2025, o momento maior da padroeira da Igreja de Pedra e Luz traz como tema: “Somos romeiros e peregrinos da Esperança, com o Bom Jesus e a Mãe da Soledade”.

Diferentemente da Romaria do Bom Jesus, que é celebrada durante dez dias, a festa de Nossa Senhora da Soledade acontece em oito dias, com o setenário de preparação entre os dias 8 e 14, e o grande dia festivo no dia 15 de setembro.

As celebrações do Setenário serão realizadas na Esplanada, na Igreja Bom Jesus dos Navegantes e no Espaço Santuário Cultural. Ao longo dos dias, haverá atendimento para confissões, além da possibilidade de visitar outras grutas e espaços que compõem a beleza do Santuário.

.:: Conheça o Morro da Gruta e o Espaço Santuário Cultural em Bom Jesus da Lapa

No dia 15, a programação inclui a Missa Solene às 7h e a tradicional procissão às 17h, seguida pela celebração de encerramento. Este será o segundo ano consecutivo em que a procissão sai da Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Origem da devoção

A devoção a Nossa Senhora da Soledade remonta aos primórdios do cristianismo, quando Maria era representada olhando para o céu ou para a Cruz, em lágrimas, e, em algumas imagens, segurando o Santo Sudário do Bom Jesus. O título foi especialmente difundido nos séculos XVII e XVIII, com destaque para Portugal.

Período de esquecimento e retomada da festa

Na Lapa, a devoção passou por um período de esquecimento após um incêndio, em 1903, que destruiu totalmente a imagem original. Só em 1952, 49 anos depois, o monsenhor Turíbio Vilanova encomendou uma nova imagem, retomando o lugar de Nossa Senhora da Soledade na Gruta e reforçando a dimensão cristológica e mariológica do Santuário.

Uelder Negrão/ Santuário Bom Jesus da Lapa Uelder Negrão/ Santuário Bom Jesus da Lapa Romaria é a 2ª maior do Santuário do Bom Jesus da Lapa

Festa reúne milhares de romeiros

Atualmente, a festa reúne milhares de romeiros de diversas regiões do país, reafirmando a importância da Soledade na fé popular e no calendário religioso da cidade. O título se popularizou em diversos estados brasileiros a partir da devoção no Santuário do Bom Jesus da Lapa.

Para o reitor do Santuário, Padre Roque Silva, C.Ss.R., Nossa Senhora da Soledade é vista pelos fiéis como uma companheira diante dos sofrimentos da vida:

“Fazer companhia à Nossa Senhora em sua solidão. Certamente, os romeiros, ao longo da história, descobriram isso. Por isso, eles estão aqui todos os anos para juntos fazer companhia à Nossa Senhora e estar na companhia também dos seus irmãos e irmãs”, afirmou.

Confira o especial Relatos de Esperança em Bom Jesus da Lapa (BA):

.:: Conheça a devoção a Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa ::.

Fonte: Santuário do Bom Jesus da Lapa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...