Notícias

Seminário Santo Afonso celebra 70 anos da mudança para o prédio atual

Casa cumpre seu papel de celeiro de vocações e de formação para a vida cristã e consagrada

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

06 OUT 2022 - 17H55 (Atualizada em 07 OUT 2022 - 08H29)

Thamara Gomes

O Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP), foi fundado no dia 3 de outubro de 1898. A casa, que era um pequeno chalé em 1902, mudou-se para o prédio no Largo da Basílica, o qual foi ampliado posteriormente e serviu até 1929. Leia MaisQuero ir para o seminário: como preparar minha família?Quanto custa morar no seminário?

Após, os seminaristas passaram a estudar no ‘Colégião’, onde viveram por 23 anos, em 12 de janeiro de 1952 foi feita a mudança definitiva para o prédio atual, mas sua inauguração oficial aconteceu apenas no dia 28 de outubro de 1953.

Na próxima segunda-feira (10/10), às 8h, será celebrada a missa que marcará as comemorações pelos 70 anos de instalação do prédio do Seminário Redentorista Santo Afonso. Missionários Redentoristas e amigos se reunirão para relembrar toda a história da casa de formação mais antiga da Congregação no Brasil e fazer memória de todos que passaram pela instituição.

Há 120 anos o Seminário Santo Afonso forma os futuros missionários redentoristas para assumirem a missão idealizada pelo pai fundador: levar o Redentor para o mundo, assumindo a figura do Cristo. Uma história que começou com o chamado ‘Juvenato’, em uma casa próxima à Basílica Velha e com apenas 5 seminaristas, orientados pelo Pe. Valentim Von Riedl.

Ecos Marianos
Ecos Marianos
Seminário Santo Afonso, em 1953.


Neste 10 de outubro, a congregação se reúne para dar graças pela comemoração dos 70 anos da atual instalação, que atualmente passa por uma reforma em toda sua estrutura. Nesta data, a instituição quer celebrar não só a inauguração do prédio, mas também agradecer pelas marcas que o Seminário Santo Afonso deixou na caminhada vocacional de cada um que por ele passou.

A programação para o dia festivo iniciará com a Celebração Eucarística, às 8h, que será presidida pelo Superior Provincial, Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R. Ao término da missa os convidados irão se dirigir para o Auditório Pe. Geraldo Pires, C.Ss.R. Às 10h30 o Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) fará uma apresentação, e, em seguida, acontecerá a abertura da exposição histórica do jubileu e descerramento da placa comemorativa dos 70 anos de instalação do prédio.

O seminário sempre teve preocupação em formar novos redentoristas para o êxito da ação evangelizadora. Em seu início, aos poucos, o pequeno grupo de alunos cresceu e das sementes plantadas foram colhidos os primeiros frutos, que geraram outros novos ao longo da história, chegando até os dias de hoje. Assim, essa casa cumpre o seu papel de celeiro de vocações e de formação para a vida cristã e consagrada.

.:: Seja um Missionário Redentorista

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...