Notícias

Teologia Moral de Santo Afonso é assunto de novo programa

Escrito por Redentoristas

07 FEV 2021 - 06H00

Shutterstock

No mundo em que vivemos, nem sempre é fácil encontrar uma resposta para os problemas que nos afligem e, ainda mais, quais destas respostas estão em sintonia com a nossa Igreja e nossa fé.

Nesse percurso, nos ajuda a moral cristã, que nos orienta sobre os mais diversos temas da nossa existência. E esse assunto é tema do novo programa apresentado pelo padre Mauro Vilela, C.Ss.R., na TV Aparecida: "Diálogos: qual caminho seguir?". 

Assista o primeiro programa para entender mais ou leia abaixo: 

Ao iniciar este novo programa, padre Mauro lembra que não existe uma resposta pronta, e sim um diálogo que oportuniza uma reflexão para a nossa tomada de consciência, ou seja, como vamos corresponder à nossa inquietação ou problema a partir do que diz a Palavra de Deus, o ensinamento da Igreja e a fé. 

A moral cristã é um tema muito importante para os redentoristas, desde seu fundador, Santo Afonso, que escreveu um estudo sobre a Teologia Moral. É a partir do conhecimento dele que o programa pretende ajudar os devotos e católicos nas situações que os afligem. 

"Santo Afonso viveu com um pé na prática pastoral – sempre imerso em muitas atividades; e com o outro pé no estudo. De seu estudo, deixou-nos um legado de muitos escritos", explica padre Mauro.

No livro "A prática do amor a Jesus Cristo", Santo Afonso mostra claramente sua espiritualidade cristocêntrica, que vem ao encontro de sua teologia moral, ou seja, uma resposta a partir do Cristo aos problemas do homem e da mulher. 

O apresentador destaca que a a teologia moral de Santo Afonso parte de sua experiência missionária. Ela "nasce com cheiro de povo. Nasce no meio do povo e para o povo. Mas sempre enraizada numa espiritualidade embasada na Palavra de Deus", pontua. 

Nessa experiência, Santo Afonso nos apresenta um Deus que é Pai, que nos ama, que não quer o mal para ninguém e que indica a salvação para todos, e onde nem o rigorismo e nem o relativismo encontram lugarSanto Afonso, escolhe uma via média, a da benignidade. "Para Santo Afonso nosso Deus é um Deus da Benignidade. Um Deus bom!", reflete o apresentador. 

Acompanhe de segunda a sexta, sempre às 11h30 da manhã, o programa Diálogos: qual caminho seguir? 

Veja abaixo os outros programas desta semana, com o tema Benignidade e Compaixão:

Benignidade

Com o tema que indica o cerne da Teologia Moral de Santo Afonso, padre Mauro vai conversar sobre a bondade! 

Compaixão 

O mundo está marcado recentemente pela pandemia do novo coronavírus e a partir desta realidade, padre Mauro reflete sobre o significado da compaixão. 

Compaixão 

Neste terceiro programa, padre Mauro continua a falar de compaixão, mas agora, a que sente a dor do outro que sofre. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...