Nos dias 16 a 18 de maio de 2025, aconteceu no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), o XII Retiro de Avivamento Espiritual, orientado pelo Padre Nelson Antônio Linhares, Missionário Redentorista, atual Reitor da Igreja Santa Cruz em Araraquara (SP).
O Retiro é uma ocasião especial para nos “retirarmos” do corre-corre diário dos afazeres da vida com a finalidade de fazer experiência de Deus na escuta atenta e fecunda da sua Palavra e da Eucaristia, fonte de contínua conversão e descoberta do projeto divino em nossa vida. O retiro é ocasião de discernimento e revisão de vida, oportunidade de refazer o caminho e buscar maior fidelidade a Deus, a si mesmo e aos compromissos assumidos.

O tema que orientou as reflexões e as meditações foi: “Maria, ensina-nos a viver como escolhidos”. Afinal, além de maio ser mês mariano, o Retiro foi realizado na casa de Maria, a Senhora Aparecida, padroeira do Brasil!
Cerca de 110 leigos e leigas participaram do evento, provenientes das cidades de Campos dos Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG) e Belo Horizonte (MG).
O Retiro foi descontraído, mas não foi um passeio, nem viagem de turismo. O principal objetivo foi avivar a experiência de Deus nos corações através da vida de oração!
A programação foi muito diversificada: Celebração da Eucaristia, adoração ao Santíssimo Sacramento, pregações, reza do terço em comunidade, momentos de deserto interior, grupos de partilha, experiência de oração, troca de experiências e confraternização.

A avaliação final apontou muitos frutos de avivamento espiritual na vida dos leigos. Avivamento pode ser entendido como um mover do Espírito de Deus nos corações. Um mover que trabalha a nossa vontade e nos impulsiona a desejar viver uma vida pautada pela busca de uma renovação espiritual constante. Na realidade, o avivamento está profundamente ligado à dimensão da conversão e da profunda consciência de si, diante do mistério. Não tem nada a ver com emocionalismo e nem mesmo com espiritualismo.
Portanto, Cristo é o dom e o doador, isto é: Ele dá a si mesmo em uma entrega total e sem reservas. Todo processo de renovação espiritual passa pelo caminho da purificação das feridas. Este processo doloroso é incômodo e, muitas vezes, a tentação é fugir por causa da dor. Esta dor podemos chamar de crise.
Entretanto, a renovação não acontece sem antes passar pelo crivo da crise, isto é, da decisão de se separar daquilo que lhe tirou do foco inicial. Portanto, a crise antecipa a metanoia e a metanoia antecipa o avivamento.
Avante, pois! É hora de iluminar o mundo com a chama reavivada da fé em Jesus Redentor!
Fonte: Pe. Nelson Antônio, C.Ss.R.
Rádio Redentorista em Varsóvia completa 34 anos
Rádio Maryja celebra 34 anos em Toruń com Missa solene presidida pelo Cardeal Müller, reunindo milhares de ouvintes e líderes locais. Clique e confira!
Presidente da Uneser compartilha mensagem de Natal
Jonival Côrtes compartilha uma mensagem sobre o verdadeiro espírito do Natal: nascimento, amor, fraternidade e a importância da união. Clique e confira!
São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro
Conheça a profunda devoção de São Carlos de Foucauld a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde sua consagração em 1896 até a inspiração de sua obra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.