Aos poucos, eles foram chegando de todos os cantos, com cantos e encantos; e até prantos. De cabelos brancos ou barbas compridas, mas cheios de vida, foram se apresentando.
Quem é você? Eu?! Uai! De repente ou quase de repente, todos estavam juntos e felizes, como “os primeiros cristãos”. Na alegria do bem comum, um por todos e todos por um. Eram os meninos de outrora, que foram embora. E agora?
Em clima fraterno, alegre e regado de nostalgia, realizamos o XVI Encontro dos Ex-seminaristas Redentoristas, no Seminário Santa Terezinha, em Tietê. Um evento memorável, verdadeira celebração histórica, construída em tempos idos, vividos, jamais esquecidos. Três dias de prazerosa convivência, onde a emoção deu férias à razão e a saudade tirou o sonho para dançar.
O ótimo evento atendeu anseios e expectativas. Foi um tempo para a saudade, a boa conversa, saborosas refeições, passeio no seminário, visita à cidade e celebração eucarística. Maravilhoso foi rever os corredores do Seminário, onde imaginárias pegadas contam a história de 40,50 e 60 anos passados.
A casa continua linda, útil e necessária, com padres e noviços. Por lá, miúdos meninos vagaram “confusos”, tentando vislumbrar a vocação, ser missionários. Hoje, homens formados, casados ou ordenados, celebram suas vidas felizes. Um milagre, talvez.
“A vida faz sentido quando se põe sentido nela” — Pe. Arthur Bonotti, C.Ss.R.
Foi lindo celebrar nossa história em companhia de tantos amigos e suas famílias, além dos padres, colegas e formadores, inclusive bispo, todos ex-seminaristas. Conosco estiveram os Padres Mauricio Brandolise, Dionísio Zamuner, José Pereira, Pe Noel Teixeira, Pe João Batista, Pe Reinaldo e até Dom Otacílio, Bispo Emérito de Catanduva.
Todos, na simplicidade de “primeiros discípulos”, celebraram a alegria de terem sido nossos companheiros de caminhada. Foi valiosa a participação online dos redentoristas, Pe. Rogério Gomes, Superior Geral da C.Ss.R. e Pe. Marlos Aurélio, Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida. Ambos nos acolheram com amáveis palavras, dignas de um fiel seguidor de Santo Afonso.
Enobreceu o evento, Dom José Luis Ferreira Salles, Bispo de Pesqueira (PE), refletindo sobre o tema “Ser Redentorista no Ano Jubilar Como Caminheiro da Esperança”. E ainda, “choraram” entre nós, as professoras que lecionaram no seminário, cujas lágrimas denunciaram amor e saudade dos tempos de aulas intensas, eternas talvez. O auge do encontro, a celebração da missa com a comunidade da Paróquia Santa Terezinha, um sábado de luz e felicidade. Uma celebração perfeita para agradecer a Deus pela vida e por mais esse momento fraterno. Tudo pulsa, tudo é vida, tudo é de Deus.
A equipe organizadora, gratidão justa e necessária. A todos que deram o melhor para que tudo transcorresse tão bem em mais esse evento em Tietê. Gratos ainda à Congregação Redentorista que reconhece e acolhe os ex-seminaristas como pessoas do bem e integrantes dos grupos vinculados a UNESER.
Assim, felizes pela confraternização, foi possível resgatar nas memórias de meninos, nossa história de vida vocacional, cujo tempo foi incapaz de desfazer a fraternidade plantada nos férteis canteiros dos seminários. A vida não para, a história é nossa e o tempo é de Deus. E que em nosso currículo oculto de vida fraterna, gravemos sempre a grande ideia, “uma vez redentorista, sempre redentorista”.
Assim seja.
Fonte: Hilário Coutinho
Rádio Redentorista em Varsóvia completa 34 anos
Rádio Maryja celebra 34 anos em Toruń com Missa solene presidida pelo Cardeal Müller, reunindo milhares de ouvintes e líderes locais. Clique e confira!
Presidente da Uneser compartilha mensagem de Natal
Jonival Côrtes compartilha uma mensagem sobre o verdadeiro espírito do Natal: nascimento, amor, fraternidade e a importância da união. Clique e confira!
São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro
Conheça a profunda devoção de São Carlos de Foucauld a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde sua consagração em 1896 até a inspiração de sua obra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.