Por Redação A12 Em Obras Sociais

A Importância da boa Alimentação

No ultimo dia 10 de abril o CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PADRE ANTONIO BORGES promoveu uma palestra ministrada pelas profissionais do CAS Thays Chrystian Rosa – Nutricionista e Adriana Batista Martin – Educadora Física, com objetivo de orientar e alertar os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Semear sobre a importância da boa alimentação, da pratica regular de exercícios físicos e os riscos da obesidade.

A necessidade desta palestra se deu após a observação da monitora de atividades físicas e recreativas, que percebeu alguns usuários com dificuldades respiratórias, tais como: falta de ar, fadiga, cansaço com o mínimo esforço, dificuldades motoras graves como equilíbrio, coordenação motora ao andar, correr e saltar.

Com estas observações identificadas pela monitora, surgiu a necessidade e a importância de realizar avaliações que identificassem possíveis fatores que estariam desencadeando as dificuldades apresentadas por algumas crianças e adolescentes.

Considerando ainda, o número de crianças com sobrepeso, pensou-se em realizar uma atividade em parceria com a nutricionista, proporcionando análise de peso, desnutrição, entre outros.  Nesta perspectiva, primeiramente, foi elaborado um questionário avaliativo pelas técnicas nutricionista e monitora de atividades físicas, sendo que, o resultado foi surpreendente. Foram detectados entre os usuários problemas de obesidade e sobrepeso, mas o fator que mais chamou a atenção foi à constatação da alimentação “incorreta” e a pouca ingestão de água.

Assim, percebemos a necessidade de repassar aos pais os resultados obtidos nesta avaliação orientando que “todas as crianças devem praticar exercício físico com regularidade. Esta geração de crianças tende a ser preguiçosa e a preferir aparelhos eletrônicos à atividade física. Uma alimentação equilibrada começa em casa. Os pais devem fazer o esforço consciente de comer e servir alimentos mais saudáveis aos seus filhos. Nunca é tarde demais para adotar um estilo de vida saudável”.

Encerrada esta etapa, ficou acertado que na última semana do mês de abril realizaremos uma campanha sobre hábitos saudáveis para um indivíduo ter uma boa qualidade de vida. Estes, não devem ser feitos esporadicamente, mas sim com frequência (para toda vida).

A adoção destes hábitos saudáveis tem por objetivo a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida.

 

Coordenadora do CAS  - Kamila Melo Silva

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.